O CICLO DESTRUIÇÃO/CRIAÇÃO NO CINEMA

Autores

  • José Ricardo da Costa Miranda Junior Centro Universitário UNA, Brasil

Palavras-chave:

Aura, memória, cinema, fascismo, arte, dano fílmico.

Resumo

Poderia o próprio "ciclo de vida" da película cinematográfica libertá-la de condição de objeto “não-aurático”? O status do elemento fílmico se alterou desde que Walter Benjamin escreveu seu célebre ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. À partir dos princípios enumerados pelo autor, demonstraremos como o filme pode hoje ser considerado dotado de aura. Essas questões serão aboradas à luz dos contextos políticos do período em que Benjamin produz seu texto, e revistos pela ótica de Pier Paolo Pasolini e George Didi-Huberman, pensadores do cinema e das artes em geral.

Biografia do Autor

  • José Ricardo da Costa Miranda Junior, Centro Universitário UNA, Brasil

    Crítico, roteirista e diretor de obras audiovisuais. Doutor em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Professor do Centro Universitário UNA.

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Publicado

2016-11-01

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

O CICLO DESTRUIÇÃO/CRIAÇÃO NO CINEMA. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 143–156, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15744. Acesso em: 19 dez. 2024.

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