Teatralidade instalada
Aproximações entre o teatro e os modos de ser e estar da criança
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32875Palavras-chave:
Infância, Experimentação, Materiais, Teatralidades, InstalaçãoResumo
Nesta escrita será apresentado o processo de elaboração da prática teatral realizada com crianças da Educação Infantil e denominado Experimentação de texturas ou Tessituras cênicas. Na trama que compõe esta escrita, algumas camadas se justapõem: o reelaborar do fazer teatral com crianças pequenas dentro da escola; outra compreensão sobre o ser e o estar da criança no mundo e a atual percepção da pesquisadora que dialoga constantemente com um tipo de teatralidade que é comum tanto às crianças da escola, em uma relação de apreensão do Teatro, quanto em seu cotidiano com o próprio sobrinho. Trata-se da “teatralidade instalada”, que emerge da experimentação de materiais e das demais relações surgidas entre criança-material, criança-espaço e criança-corpo.
Referências
DELGADO, Ana Cristina Cool. A emergência da Sociologia da Infância em Portugal. Revista Educação. São Paulo: Editora Segmento, p. 14-26, 2012.
FABIÃO, Eleonora. Performance, Teatro e Ensino. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (org.). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 61-72.
GARROCHO. Luiz Carlos. Linhas de errância. Blog Cultura do brincar: poéticas do brincar e suas linhas de errância- artes cênicas e educação, 2007a. Disponível em: <http://culturadobrincar.redezero.org/linhas-de-errancia/>. Acesso em: 3 nov. 2021.
GARROCHO, Luiz Carlos. A criança pequena faz teatro? Blog Cultura do brincar: poéticas do brincar e suas linhas de errância- artes cênicas e educação, 2007b. Disponível em: <http://culturadobrincar.blogspot.com/2007/12/criana-pequena-faz-teatro.html> Acesso em: 3nov. 2021.
GARROCHO, Luiz Carlos. Se a criança pequena faz teatro. Blog Cultura do brincar: poéticas do brincar e suas linhas de errância- artes cênicas e educação, 2009. Disponível em: <http://culturadobrincar.blogspot.com/2009/01/se-criana-pequena-faz-teatro.html>. Acesso em: 11mar. 2021.
HOLM, Ana Marie. Fazer e pensar arte. Tradução de Ana Angélica Albano e Du Moreira.São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.
HOLM, Anna Marie. Baby Arte: os primeiros passos com a arte. Tradução de Karina Dandanell e Miriam Modesto. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.
JUGUERO, Viviane Rosa. Dramaturgias radicais: poéticas matrísticas para uma arte dialógica. 2019. 427 f. (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, v. 35, n. 2, p. 115-138, maio 2010a. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/108>. Acesso em: 20 jan.2021.
MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b. MACHADO, Marina Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar um currículo em arte. Revista e-curriculim: São Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-21, abr. 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/625>. Acesso em: 12.mar.2021.
PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. São Paulo: Sulina, 2010.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de (org.). Infância (In)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007 p. 25-49. E-book.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A Sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marylena Camargo (org.). Sociologia da infância e a formação de professores. Paraná: Champagnat, 2013, p.13-46. E-book.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero. Ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Hucitec, 2010.
WINNICOTT, Donald W. O brincar e a realidade. Tradução: Jose Octávio de Aguiar Abreu, Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.
XAVIER, Jussara Janning. Instalação na arte contemporânea brasileira: interrogações sobre composições visuais e cênicas fundadas na interação corpo-espaço. Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 34-45, jun. 2019. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/issue/view/Art%26Sensorium%2011-1>. Acesso em: 16 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriana Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.