Teatralidade instalada

Aproximações entre o teatro e os modos de ser e estar da criança

Autores

  • Adriana Silva Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32875

Palavras-chave:

Infância, Experimentação, Materiais, Teatralidades, Instalação

Resumo

Nesta escrita será apresentado o processo de elaboração da prática teatral realizada com crianças da Educação Infantil e denominado Experimentação de texturas ou Tessituras cênicas. Na trama que compõe esta escrita, algumas camadas se justapõem: o reelaborar do fazer teatral com crianças pequenas dentro da escola; outra compreensão sobre o ser e o estar da criança no mundo e a atual percepção da pesquisadora que dialoga constantemente com um tipo de teatralidade que é comum tanto às crianças da escola, em uma relação de apreensão do Teatro, quanto em seu cotidiano com o próprio sobrinho. Trata-se da “teatralidade instalada”, que emerge da experimentação de materiais e das demais relações surgidas entre criança-material, criança-espaço e criança-corpo.

Referências

DELGADO, Ana Cristina Cool. A emergência da Sociologia da Infância em Portugal. Revista Educação. São Paulo: Editora Segmento, p. 14-26, 2012.

FABIÃO, Eleonora. Performance, Teatro e Ensino. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (org.). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 61-72.

GARROCHO. Luiz Carlos. Linhas de errância. Blog Cultura do brincar: poéticas do brincar e suas linhas de errância- artes cênicas e educação, 2007a. Disponível em: <http://culturadobrincar.redezero.org/linhas-de-errancia/>. Acesso em: 3 nov. 2021.

GARROCHO, Luiz Carlos. A criança pequena faz teatro? Blog Cultura do brincar: poéticas do brincar e suas linhas de errância- artes cênicas e educação, 2007b. Disponível em: <http://culturadobrincar.blogspot.com/2007/12/criana-pequena-faz-teatro.html> Acesso em: 3nov. 2021.

GARROCHO, Luiz Carlos. Se a criança pequena faz teatro. Blog Cultura do brincar: poéticas do brincar e suas linhas de errância- artes cênicas e educação, 2009. Disponível em: <http://culturadobrincar.blogspot.com/2009/01/se-criana-pequena-faz-teatro.html>. Acesso em: 11mar. 2021.

HOLM, Ana Marie. Fazer e pensar arte. Tradução de Ana Angélica Albano e Du Moreira.São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.

HOLM, Anna Marie. Baby Arte: os primeiros passos com a arte. Tradução de Karina Dandanell e Miriam Modesto. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

JUGUERO, Viviane Rosa. Dramaturgias radicais: poéticas matrísticas para uma arte dialógica. 2019. 427 f. (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, v. 35, n. 2, p. 115-138, maio 2010a. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/108>. Acesso em: 20 jan.2021.

MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b. MACHADO, Marina Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar um currículo em arte. Revista e-curriculim: São Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-21, abr. 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/625>. Acesso em: 12.mar.2021.

PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. São Paulo: Sulina, 2010.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de (org.). Infância (In)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007 p. 25-49. E-book.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A Sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marylena Camargo (org.). Sociologia da infância e a formação de professores. Paraná: Champagnat, 2013, p.13-46. E-book.

SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero. Ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Hucitec, 2010.

WINNICOTT, Donald W. O brincar e a realidade. Tradução: Jose Octávio de Aguiar Abreu, Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.

XAVIER, Jussara Janning. Instalação na arte contemporânea brasileira: interrogações sobre composições visuais e cênicas fundadas na interação corpo-espaço. Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 34-45, jun. 2019. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/issue/view/Art%26Sensorium%2011-1>. Acesso em: 16 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Teatralidade instalada: Aproximações entre o teatro e os modos de ser e estar da criança . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 62–94, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32875. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32875. Acesso em: 25 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.