Teatralidade instalada

Aproximações entre o teatro e os modos de ser e estar da criança

Autores

  • Adriana Silva Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32875

Palavras-chave:

Infância, Experimentação, Materiais, Teatralidades, Instalação

Resumo

Nesta escrita será apresentado o processo de elaboração da prática teatral realizada com crianças da Educação Infantil e denominado Experimentação de texturas ou Tessituras cênicas. Na trama que compõe esta escrita, algumas camadas se justapõem: o reelaborar do fazer teatral com crianças pequenas dentro da escola; outra compreensão sobre o ser e o estar da criança no mundo e a atual percepção da pesquisadora que dialoga constantemente com um tipo de teatralidade que é comum tanto às crianças da escola, em uma relação de apreensão do Teatro, quanto em seu cotidiano com o próprio sobrinho. Trata-se da “teatralidade instalada”, que emerge da experimentação de materiais e das demais relações surgidas entre criança-material, criança-espaço e criança-corpo.

Referências

DELGADO, Ana Cristina Cool. A emergência da Sociologia da Infância em Portugal. Revista Educação. São Paulo: Editora segmento, p. 14-26. 2012.

FABIÃO, Eleonora. Performance, Teatro e Ensino. In: TELLES, Narciso, FLORENTINO, Adilson (orgs). Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009, p. 61-72.

GARROCHO. Luiz Carlos. Blog Cultura do brincar: poéticas do brincar e suas linhas de errância- artes cênicas e educação. Linhas de errância. 2007. Disponível em: http://culturadobrincar.redezero.org/linhas-de-errancia/. Acesso em mar.2021.

GARROCHO, Luiz Carlos. A criança pequena faz teatro? 2007. Disponível em: http://culturadobrincar.blogspot.com/2007/12/criana-pequena-faz-teatro.html. Acesso em mar.2021.

HOLM, Ana Marie. Fazer e pensar arte. Tradução de Ana Angélica Albano, Du Moreira. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.

HOLM, Anna Marie. Baby Arte: os primeiros passos com a arte. Tradução de Karina Dandanell, Miriam Modesto. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

JUGUERO, Viviane Rosa. Dramaturgias radicais: poéticas matrísticas para uma arte dialógica. p.427. (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Feral do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro, Rocco, 2017.

MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, v.35, n.02, p. 115-138, mai.2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/108. Acesso em: 20 jan.2021.

MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010.

MACHADO, Marina Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar um currículo em arte. Revista e-curriculim: São Paulo, v.08, n.01, p.01-21, abr.2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/625. Acesso em: 12.mar.2021.

PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. São Paulo, Editora Sulina, 2010.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto, VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de (org.). Infância (In)visível. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, p.25-49. E-book.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A Sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, Romilda Teodora, GARANHANI, Marylena Camargo (org.) Sociologia da infância e a formação de professores. Paraná: Champagnat Editora, p.13-46. E-book.

SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Hucitec, 2010.

XAVIER, Jussara Janning. Instalação na arte contemporânea brasileira: interrogações sobre composições visuais e cênicas fundadas na interação corpo-espaço. Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais, Curitiba, v. 06, n.01, p.34-45, jun.2019. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/issue/view/Art%26Sensorium%2011-1. Acesso em: 16.mar.2021.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

SILVA, A. Teatralidade instalada: Aproximações entre o teatro e os modos de ser e estar da criança . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 62–94, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32875. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32875. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática