A obra cênica como experiência estética para a primeira infância
A trajetória poético-pedagógica do Núcleo Quanta
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32924Palavras-chave:
Artes Cênicas, Experiência Estética, Arte contemporânea, Primeira infânciaResumo
Este artigo analisa a proposta poética e pedagógica do Núcleo Quanta, de criação e pesquisa artística para a primeira infância. Busca-se aqui o diálogo entre a construção cênica e o universo das crianças pequenas, em sua singularidade ontológica e expressiva. Analisa-se a relação entre o brincar e a experiência criativa; o corpo e o movimento das crianças e sua relação com a cena; o espaço cênico como ambiente de jogo e vivência estética; as materialidades cênicas como intermediárias entre o corpo, o movimento e o espaço; as relações entre artistas e espectadores na construção da obra cênica. Compreende-se assim a primeira infância como potência criativa e a cena como ambiente disparador da sua experiência estética singular.
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