A memória biocultural em signos na arte da Amazônia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.45357

Palavras-chave:

Memória biocultural, objetos artísticos, arte amazônica, saberes locais, grupos amazônicos

Resumo

O presente artigo sintetiza o processo de compreensão dos signos da memória biocultural
presentes em objetos artísticos de grupos amazônicos. Para tanto, foi adotada uma abordagem exploratório-descritiva e interpretativa, orientada pelo levantamento
bibliográfico e documental para alcançar a compreensão de elementos visuais nos objetos
que refletem interações específicas com formas de vida social, cultural e ecológica. O método interpretativo pautou-se na lógica de abdução na perspectiva semiótica peirceana. Os resultados e discussões tornam legíveis os signos que comportam a combinação entre os ecossistemas locais e elementos identitários dos grupos sociais da região, evidenciando o universo socioecológico diverso transfigurado em objetos de uso
doméstico e ritualístico.

Biografia do Autor

  • Bruno de Oliveira da Silva

    Sou fotógrafo e pesquisador, possuo Licenciaturas em História e Artes Visuais pela Escola de Educação do Centro Universitário Internacional - UNINTER. Bacharelado em Turismo pela Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade - EACH da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, onde fui contemplado com o prêmio Mérito Estudantil devido à vivência de valores e atitudes éticas no contexto acadêmico. Especialização em Artes (Lato Sensu) terminalidade em Ensino e Percursos Poéticos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestrado e Doutorado (cursando) em Turismo pela UNIVALI com ambos os projetos de pesquisa financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Faço parte da International Society for Education Through Art - InSEA vinculada à United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO e da International Association for Visual Culture - IAVC. A partir das conexões transdisciplinares de minha formação, desenvolvo pesquisas no campo dos estudos visuais, tendo como base experiências (auto)biográficas. Meus trabalhos têm como principais objetos de investigação: produções fotográficas e fílmicas, e buscam enfatizar a produção heurística e reflexão crítica sobre as imagens. Assim, entrelaço Arte, História e Turismo sob a ótica de teorias como a/r/tografia, semiótica, iconografia, entre outras. Realizei cursos nacionais e internacionais, e obtive certificações de importantes instituições de arte e ensino no mundo como o Museum of Modern Art - MoMA e Royal Holloway, University of London. Participei de exposições coletivas, e recebi premiações por trabalhos literários, fotográficos e audiovisuais dentre as quais, fui intitulado pela Equipe de Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como um multiplicador de comportamentos sustentáveis pelo mundo, em decorrência da sensibilização socioambiental presente nas produções. Acesse as redes sociais oriundas da tese doutoral: @visualidades.br | E-mail: portalbruno.oliveira@gmail.com

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2024-04-01 — Atualizado em 2024-05-13

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Como Citar

A memória biocultural em signos na arte da Amazônia brasileira. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 247–271, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.45357. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/45357. Acesso em: 19 dez. 2024.

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