As Ações extensionistas como abordagem colaborativa em Arte e Comunidade.

Autores

  • Kalinka Lorenci Mallmann UFSM
  • Andreia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53618

Palavras-chave:

arte e comunidade, Arte Colaborativa, Extensão Universitária

Resumo

As raízes da extensão universitária estão vinculadas às práticas artísticas colaborativas com comunidades, ao buscar protagonismos diversos por meio de fazeres horizontais, em contraponto às ações efêmeras e às abordagens de caráter assistencialista. Assim, este artigo busca tecer um discurso sobre a extensão universitária nas Artes Visuais atrelada aos fazeres colaborativos, a partir de exemplos de projetos artísticos com comunidades indígenas, amparados na pesquisa e na extensão universitária. Para construir esse diálogo, considera-se alguns apontamentos de Paulo Freire e de teóricos e artistas do âmbito da arte contemporânea. Esses projetos levam à reflexão sobre a necessidade de a universidade estar em diálogo com as comunidades, colocando em trânsito conhecimentos e saberes para subverter o espaço acadêmico em que esses projetos se efetuam.

Referências

BASBAUM, Ricardo. Manual do artista etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

BUFFA, Ester; CANALES, Renata Pereira. Extensão: meio de comunicação entre universidade e comunidade. EccoS Revista Científica, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 157-169, jan./jun. 2007.

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt.; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, Itatiba, v. 10, n. 10, p. 23-28, 2007.

ESBELL, Jaider. Jaider Esbell. Coleção Tembetá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2016.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HELGUERA, Pablo. Education for Socially Engaged Art: A Materials and Techniques Handbook. [S.l.]: Jorge Pinto Books, 2011.

KESTER, Grant H. The One and the Many, Contemporary Collaborative Art in a Global Context. Durham: Duke University Press, 2011.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LAGROU. Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2000.

MALLMANN, Kalinka Lorenci; OLIVEIRA, Andreia Machado; ANDRÉ, Genecí Fidélis. Práticas artísticas colaborativas para empurrar o céu e respirar. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, v. 18, n. 2, p. 190-203, 2023. Disponível em: https://doi 10.11144/javeriana.mavae18-2.pae. Acesso em: 12 jan. 2024.

MALLMANN, Kalinka Lorenci; OLIVEIRA, Andreia Machado; PEREIRA, Marcelo Eugenio Soares. Prática artística em comunidade indígena Kaingang: por uma metodologia colaborativa. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 9, n. 18, nov. 2019. Disponível em: https://eba.ufmg.br/revistapos. Acesso em: 22 fev. 2024.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de extensão universitária. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

OLIVEIRA, Andreia Machado. Socially Engaged Art Proposals: Between Collaboration, Affect, And the Commons. Arte Individuo Y Sociedad, v. 36, n. 3, p. 545-555, 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

As Ações extensionistas como abordagem colaborativa em Arte e Comunidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 250–272, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53618. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53618. Acesso em: 21 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 240

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.