CONSIDERAÇÕES SOBRE A MOSTRA THE STATIONS OF THE CROSS

LEMA SABACHTANI, DE BARNETT NEWMAN

Autores

  • Vera Pugliese Universidade de Brasília (UNB), Brasil

Palavras-chave:

Barnett Newman, Pathosformeln, processo poético

Resumo

O artigo entrecruza discursos de diferentes naturezas sobre a mostra The Stations of the Cross. Lema sabachtani de Barnett Newman (1966). O trabalho tem como hipótese que seu gesto poético tenha sido deslocado para o processo de formação de suas obras em aproximação com o conceito warburguiano de Pathosformeln, ainda que envolvendo a abstração, o que permite colocar a recepção da mostra pela crítica em outra perspectiva.

Biografia do Autor

  • Vera Pugliese, Universidade de Brasília (UNB), Brasil

    É Professora Adjunta 2 na Área de Teoria e História da Arte do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (desde 2010), atuando também na Pós-Graduação. Coordena o Laboratório de Teoria e História da Arte - LaTHA/VIS/IdA/UnB. Doutora e Mestre em Arte Contemporânea na Linha de Pesquisa Teoria e História da Arte (PPGArte-VIS/IdA/UnB), lecionou em universidades em São Paulo e Brasília desde 1993.

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Publicado

2016-11-01

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MOSTRA THE STATIONS OF THE CROSS: LEMA SABACHTANI, DE BARNETT NEWMAN. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 266–286, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15752. Acesso em: 20 dez. 2024.

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