A utilização da técnica scaffolding por aprendizes de língua inglesa: características do uso em um ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Rangel Peruchi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.133-145

Palavras-chave:

Sociointeracionismo. Scaffolding. Interlíngua. Episódios Relacionados à Língua.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a técnica Scaffolding utilizada por sete aprendizes de nível básico de uma plataforma de ensino a distância utilizada por oficiais do Exército Brasileiro. Baseamo-nos na teoria sociointeracionista para a análise das interações realizadas por tais aprendizes em uma aula-chat. Além disso, buscamos averiguar a maneira pela qual os aprendizes interagem com o tutor para se certificar do uso do artigo the em ambientes linguísticos anteriormente estudados. Objetiva-se com isso averiguar em que medida o ambiente virtual se assemelha ao uso dos episódios relacionados à língua quando comparados a um ambiente físico. A análise dos dados aponta que, diferentemente daquilo que se acreditava inicialmente, a interação entre os aprendizes é esparsa, sendo o tutor a voz mais saliente nessa modalidade de ensino. Entretanto, os aprendizes parecem fazer uso das interações entre os colegas e o tutor para o reordenamento de seu conhecimento.

Biografia do Autor

  • Rangel Peruchi, Universidade Federal Fluminense

    Tendo graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná, segui meus estudos com uma especialzação em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em busca de um aprofundamento nos meus estudos graduei-me em Estudos Línguisticos pela Universidade Federal do Paraná ingressando concomitantemente no ensino universitário na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Pouco tempo antes de ingressar no doutorado pela Universidade Federal Fluminense, lecionei na Universidade Estadual do Paraná. Atualmente, sigo meus estudos de doutorado na universidade já mencionada.

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Publicado

03-07-2013

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

Como Citar

A utilização da técnica scaffolding por aprendizes de língua inglesa: características do uso em um ambiente virtual de aprendizagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 1, p. 133–145, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.1.133-145. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16635. Acesso em: 18 dez. 2024.

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