Programar é bom para as crianças? Uma visão crítica sobre o ensino de programação nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.7.2.105-117Palavras-chave:
educação, escolas, software, computador, inovação.Resumo
RESUMO: O artigo apresenta reflexões sobre o ensino de programação nas escolas e os impactos positivo e negativo dessa prática nos dias atuais. O texto trata ainda das iniciativas relativas ao ensino de programação nas escolas, considerando também a opinião de alguns especialistas sobre o assunto. Afinal, é bom para as crianças aprender a programar computadores nas escolas? Todas as pessoas podem aprender a programar computadores? Qual a importância da aprendizagem de programação para a sociedade atual? Em busca das respostas a essas questões, serão discutidas aqui as vantagens e desvantagens a respeito deste tema.
PALAVRAS-CHAVE: educação; escolas; software; computador; inovação.
ABSTRACT: This article presents reflections on teaching programming in schools and the positive and negative impact of this new methodology today. The study also discusses the initiatives relating to teaching programming in schools, considering also the opinion of experts on the subject. The following questions are addressed: Is it good for children to learn to program computers in schools? Can all people learn to program computers? What is the importance of learning for today's society? The pros and cons regarding teaching programming in schools will be discussed in search of answers to these questions.
KEYWORDS: education; schools; software; computer; innovation.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Informática e Formação de Professores. Coleção Informática para a mudança na Educação. MEC/SEED/Proinfo, 1999.
ATWOOD, J. Equiparar programação a ler e escrever não é bom. Zero Hora, Porto Alegre, 24 Mar. 2013.
CODE CLUB BRASIL. O que é?. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2014.
CODE.ORG. Learn Code. Disponível em: http://codeclubbrasil.org/oquee/. Acesso em: 31 jul. 2014.
CORREIA, L. H. A.; SILVA, A. J. de C. Computador Tutelado. Lavras: UFLA/FAEPE, 2005.
COSTA, V. R. Computação para os pequenos. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/05/computacao-para-ospequenos. Acesso em: 30 out. 2014.
GOMES, P. Codecademy ensina programação de graça. http://porvir.org/porcriar/codecademy-ensina-programacao-de-graca-pelo-mundo/20120828. Acesso em: 31 jul 2014.
OBAMA, B. Don't Just Play on Your Phone, Program It. The White House Blog. 2013. Disponível em: http://m.whitehouse.gov/blog/2013/12/09/don-t-just-play-your-phone-program-it. Acesso em: 31 jul. 2014.
PAPERT, S. Looking at Technology Through School-Colored Spectacles. MIT Media Lab, 1996.
PRADO, M. E. B. B. LOGO – Linguagem de Programação e as Implicações Pedagógicas. Campinas: UNICAMP, 2000.
RUSHKOFF, D. As 10 questões essenciais da era digital. São Paulo: Editora Saraiva, 2012. SCRACTH. ABOUT Scratch (Scratch Documentation Site). Disponível em: http://info.scratch.mit.edu/About_Scratch. Acesso em: 31 jul 2014.
SERRANO, F. Geração Geek. Revista Exame Informática. São Paulo: Editora Abril, 2014.
SETZER, V. W. O computador no Ensino: Nova Vida ou Destruição?. In: CHAVES, E. O. C.; SETZER, V. W. O uso de computadores em escolas: Fundamentos e Críticas, São Paulo: Ed. Scipione, 1988, p. 69-127. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/computador-no-ensino.html. Acesso em: 30 out. 2014.
SETZER, V. W. Computadores na educação: por quê, quando e como. In: SETZER, V. W. Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa, 2a. ed. São Paulo: Escrituras, 2002, p. 85-134. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/PqQdCo.html. Acesso em: 10 nov. 2014.
LOVE, D. A Conversation With Linus Torvalds, Who Built The World's Most Robust Operating System And Gave It Away For Free. Jun. 7, 2014. Disponível em: http://www.businessinsider.com/linus-torvalds-qa-2014-6. Acesso em: 31 jul. 2014.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993. VALENTE, J. A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.