Os objetos educacionais digitais em Linguagem e Interação: avanços, permanências ou retrocessos?

Autores

  • Luciana Pereira Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Andreia Rutiquewiski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Juliana Benatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.102-130

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem de língua materna, tecnologias digitais de informação e comunicação, objetos educacionais digitais, multiletramentos

Resumo

RESUMO: Este artigo analisa os Objetos Educacionais Digitais que acompanham a coleção didática Linguagem e Interação, indicada ao ensino médio 2018-2020 via Plano Nacional do Livro Didático. Segundo a literatura, esse material digital pode subsidiar as aulas de língua materna a partir da pedagogia dos multiletramentos em substituição a práticas de ensino tradicionais. Para tanto, foram realizadas pesquisas de caráter documental (documentos oficiais de ensino) e bibliográfico (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, entre outros). Em seguida, foram analisados os Objetos Educacionais, cotejando-os à fundamentação teórica. Propõe-se, para a caracterização do corpus, dois momentos de análise: 1) a partir das propriedades estabelecidas por Leffa (granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade); e 2) a partir dos fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Português como língua materna. Os resultados confirmam que, apesar desse material digital enquadrar-se na definição prototípica, deixa a desejar quanto ao desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes com vistas aos multiletramentos.

 

PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem de língua materna; tecnologias digitais de informação e comunicação; objetos educacionais digitais; multiletramentos.

 

ABSTRACT:This article analyses the Digital Educational Objects which follow the didactic collection Linguagem e Interação, appointed to be used in the middle school 2018-2000 via Plano Nacional do Livro Didático. Based on the current literature, this digital material may help in the mother tongue classes anchored in a multiliteracy pedagogy, replacing traditional practices. In doing so, a research was conducted based on teaching official documents as well as a bibliographic research (LEFFA, 2006; ANTUNES, 2007; MARCUSCHI, 2008; DIONÍSIO, 2011, 2014; ROJO, 2012, 2013, 2017, among others. Then, the Digital Educational Objects were analyzed taking into consideration the chosen theory. It proposes, for the characterization of the corpus, two moments of analysis: 1) from the properties established by Leffa (granularity, reusability, interoperability and recoverability); and 2) from the theoretical-methodological foundations of the teaching of Portuguese as a mother tongue. The results confirm that although this digital material fits in with the prototypical definition, it leaves no room for the development of students' language skills, considering the multiliteracies.

 

KEYWORDS: teaching-learning of mother tongue; digital information and communication technologies; digital educational objects; multiliteracies.

Biografia do Autor

  • Luciana Pereira Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

  • Andreia Rutiquewiski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (1993), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-Doutora pela Universidade do Salento (2017). É professora adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, semântica, ensino de língua materna.

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Publicado

26-12-2018

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

Como Citar

Os objetos educacionais digitais em Linguagem e Interação: avanços, permanências ou retrocessos? . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 102–130, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.102-130. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16814. Acesso em: 9 dez. 2024.

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