No rastro dos conceitos de competência digital docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54501

Palavras-chave:

Competência, Digital, Professor

Resumo

Este estudo é um recorte de uma tese de doutorado e tem como objetivo explorar o conceito das competências digitais docentes. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática inspirada em métodos de revisão integrativa, utilizando quatro bases de dados: Educational Resources Information Center (ERIC), Directory of Open Access Journals (DOAJ), Web of Science (WoS) e Scopus (Elsevier). O problema de pesquisa questiona: o que são as competências digitais docentes apresentadas nos estudos? O artigo identifica as principais referências teóricas e documentais sobre o tema e destaca o processo de seleção e classificação dos estudos selecionados. A análise dos estudos selecionados foi conduzida por meio de um processo de categorização e síntese das informações extraídas, considerando as definições, abordagens e modelos teóricos adotados. Essas informações podem contribuir para uma compreensão mais ampla das competências digitais dos professores. Os resultados mostram que as competências digitais dos professores são mais complexas do que as de outros profissionais, exigindo uma formação específica que integre proficiência tecnológica, compatibilidade pedagógica e consciência social. Conclui-se que ser um professor digitalmente competente envolve não apenas habilidades técnicas, mas também a capacidade de adaptar e aplicar essas tecnologias de forma criativa e reflexiva no contexto educacional.

Downloads

Biografia do Autor

  • Monalisa Pivetta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

    Doutora em Educação na linha Educação, Comunicação e Tecnologias - UDESC

  • Nathalie Assunção Minuzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

    Doutoranda em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

CAENA, Francesca; REDECKER, Christine. Aligning teacher competence frameworks to 21st century challenges: The case for the European Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu). European Journal of Education, v. 54, n. 3, p. 356–369, 2019. DOI: 10.1111/ejed.12345. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC117352. Acesso em: 11 maio 2020.

CALVANI, Antonio; FINI, Antonio; RANIERI, Maria. Assessing digital competence in secondary education. Issues, models and instruments. Issues in Information and Media Literacy: Education, Practice and Pedagogy, p. 153–172, 2009. Disponível em: https://ijet.itd.cnr.it/article/view/299. Acesso em: 11 maio 2020.

CANTABRANA, José Luis Lázaro; CERVERA, Mercè Gisbert. El desarrollo de la competencia digital docente a partir de una experiencia piloto de formación en alternancia en el Grado de Educación. Educar, v. 51, n. 2, p. 321–348, 2015. DOI: 10.5565/rev/educar.729. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Educar/article/view/295238. Acesso em: 24 maio 2022.

COMMISSION, European. Proposal for a council recommendation on key competences for lifelong learning. [S. l.: s. n.], 2018. Education and Training: Key Competences. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/annex-recommendation-key-competences-lifelong-learning.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

EDUCACIÓN DE CHILE, Ministerio de. Centro de Innovación. [S. l.: s. n.], 2008. Ministerio de Educación de Chile. Disponível em: https://www.innovacion.mineduc.cl/inicio.

ENGEN, Bard Ketil. Comprendiendo los aspectos culturales y sociales de las competencias digitales docentes. Comunicar, v. 61, n. 61, p. 33–43, 2019. DOI: 10.3916/c61-2019-03. Disponível em: https://www.scipedia.com/public/Engen_2019a. Acesso em: 24 maio 2022.

ESCUDERO, Virginia Girón; GUTIÉRREZ, Ramón Cózar; SOMOZA, José Antonio González-Calero. Análisis de la autopercepción sobre el nivel de competencia digital docente en la formación inicial de maestros/as. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 22, n. 3, p. 193–218, 2019. DOI: 10.6018/reifop.373421. Disponível em: https://revistas.um.es/reifop/article/view/373421. Acesso em: 17 mar. 2021.

ESTEVE-MON, Francesc M.; GISBERT-CERVERA, Mercè; LÁZARO-CANTABRANA, José Luis. La competencia digital de los futuros docentes: ¿cómo se ven los actuales estudiantes de educación? Perspectiva Educacional, Formación de Profesores, v. 55, n. 2, p. 38–54, 2016. DOI: 10.4151/07189729-vol.55-iss.2-art.412. Disponível em: http://perspectivaeducacional.cl/index.php/peducacional/article/view/412. Acesso em: 17 mar. 2021.

EUROPEIA, Comissão. Repensar a educação: investir nas competências para melhores resultados socioeconómicos. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/ALL/?uri=CELEX:52012DC0669.

FERRARI, Anusca. Digital competence in practice: an analysis of frameworks. [S. l.], 2012. Disponível em: https://ifap.ru/library/book522.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

FERRARI, Anusca. DIGCOMP: a framework for developing and understanding digital competence in Europe. Seville, 2013. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC83167/lb-na-26035-enn.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

FLORES-LUEG, Carolina; ROIG VILA, Rosabel. Percepción de estudiantes de Pedagogía sobre el desarrollo de su competencia digital a lo largo de su proceso formativo. Estudios Pedagógicos (Valdivia), v. 42, n. 3, p. 129–148, 2016. DOI: 10.4067/s0718-07052016000400007. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052016000400007. Acesso em: 3 set. 2020.

FRAILE, María Napal; PEÑALVA-VÉLEZ, Alicia; LACAMBRA, Ana María Mendióroz. Development of digital competence in secondary education teachers’ training. Education Sciences, v. 8, n. 3, p. 104, 2018. DOI: 10.3390/educsci8030104. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/8/3/104. Acesso em: 3 set. 2020.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, p. 183–184, 2014. DOI: 10.5123/s1679-49742014000100018. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018. Acesso em: 3 set. 2020.

GEWERC, Adriana; MONTERO, Lourdes. Conocimiento profesional y competencia digital en la formación del profesorado. El caso del Grado de Maestro en Educación Primaria. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 14, n. 1, p. 31–43, 2015. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/1829. Acesso em: 24 maio 2022.

INSTEFJORD, Elen. Appropriation of Digital Competence in Teacher Education. Nordic Journal of Digital Literacy, v. 9, n. 4, p. 313–329, 2014. DOI: 10.18261/issn1891-943x-2014-04-06. Disponível em: https://www.idunn.no/doi/10.18261/ISSN1891-943X-2014-04-06. Acesso em: 31 maio 2022.

INSTEFJORD, Elen; MUNTHE, Elaine. Preparing pre-service teachers to integrate technology: an analysis of the emphasis on digital competence in teacher education curricula. European Journal of Teacher Education, v. 39, n. 1, p. 77–93, 2016. DOI: 10.1080/02619768.2015.1100602. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2015.1100602. Acesso em: 24 maio 2022.

INTEF. Marco común de competencia digital docente. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: http://educalab.es/documents/10180/12809/MarcoComunCompeDigiDoceV2.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

INTERNATIONAL SOCIETY FOR TECHNOLOGY IN EDUCATION. ISTE Standards for Teachers. Eugene, OR: Iste, 2008. Disponível em: https://iste.org/standards. Acesso em: 10 set. 2020. UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação. [S. l.]: UNESCO, 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf.

KRUMSVIK, Rune Johan. Situated learning in the network society and the digitised school. European Journal of Teacher Education, v. 32, n. 2, p. 167–185, 2009. DOI: 10.1080/02619760802457224. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00313831.2012.726273. Acesso em: 10 maio 2022.

KRUMSVIK, Rune Johan. Digital competence in the Norwegian teacher education and schools. Högre utbildning, v. 1, n. 1, p. 39–51, 2011. Disponível em: https://hogreutbildning.se/index.php/hu/article/view/874. Acesso em: 10 maio 2022.

LOUREIRO, Ana Claudia; MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, Antônio José. Competência digital docente: linhas de orientação dos referenciais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 163–181, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24401. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24401. Acesso em: 31 maio 2022.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: Ua, 2018. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/24983. Acesso em: 13 jul. 2020.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, 2008. DOI: 10.1590/s0104-07072008000400018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 3 set. 2020.

MINEDUC, Ministerio de Educación de Chile. Centro de Educación y Tecnología del Ministerio de Educación. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.innovacion.mineduc.cl/inicio. Acesso em: 24 maio 2022.

NOWAK, Beata Maria. The Development of Digital Competence of Students of Teacher Training Studies - Polish Cases. International Journal of Higher Education, v. 8, n. 6, p. 262–266, 2019. DOI: 10.5430/ijhe.v8n6p262. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1234477. Acesso em: 25 out. 2021.

OCDE. Informe habilidades y competencias del siglo XXI para los aprendices del nuevo milenio en los países de la OCDE. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: http://recursostic.educacion.es/blogs/europa/media/blogs/europa/informes/HabiLidades_y_competencias_siglo21_OCDE.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

PETTERSSON, Fanny. On the issues of digital competence in educational contexts: a review of literature. Education and Information Technologies, v. 23, n. 3, p. 1005–1021, 2018. DOI: 10.1007/s10639-017-9649-3. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-017-9649-3. Acesso em: 11 mar. 2019.

QUIROZ, Juan Silva; MIRANDA, Paloma; GISBERT, Mercè; MORALES, Julia; ONETTO, Alicia. Indicadores para evaluar la competencia digital docente en la formación inicial en el contexto Chileno-Uruguayo. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, v. 15, n. 3, p. 55–67, 2016. DOI: 10.17398/1695-288x.15.3.55. Disponível em: https://doi.org/10.17398/1695-288X.15.3.55. Acesso em: 21 fev. 2020.

REDECKER, Christine; ALA-MUTKA, Kirsti; BACIGALUPO, Margherita; FERRARI, Anusca; PUNIE, Yves. Learning 2.0: The impact of web 2.0 innovations on education and training in Europe. Seville, Spain, 2009. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC55629. Acesso em: 25 abr. 2020.

REDECKER, Christine; PUNIE, Yves. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxembourg, 2017. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC107466.

REDECKER, Christine; PUNIE, Yves; FERRARI, Anusca. Assessment for 21st Century Learning and Skills. In: 21ST Century Learning for 21st Century Skills. [S. l.]: Springer, 2012. v. 7563. (Lecture Notes in Computer Science). p. 292–305. DOI: 10.1007/978-3-642-33263-0_23. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-33263-0_23. Acesso em: 25 abr. 2020.

RODRÍGUEZ, María Dolores Moreno; MÉNDEZ, Vicente Gabarda; MARTÍN, Ana María Rodríguez. Alfabetización informacional y competencia digital en estudiantes de magisterio. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 22, n. 3, p. 253–270, 2018. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/70006. Acesso em: 25 maio 2022.

RODRÍGUEZ-GARCÍA, Antonio Manuel; SÁNCHEZ, Francisco Raso; RUIZ-PALMERO, Julio. Competencia digital, educación superior y formación del profesorado: un estudio de metaanálisis en la Web of Science. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, n. 54, p. 65–81, 2019. DOI: 10.12795/pixelbit.2019.i54.04. Disponível em: https://doi.org/10.12795/pixelbit.2019.i54.04. Acesso em: 25 maio 2022.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, 2019. DOI: 10.1590/0102-4698209940. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940. Acesso em: 12 mar. 2021.

SILVA, Monalisa Pivetta da. Competências digitais docentes e storytelling: implicações para a formação continuada. 2022. f. 283. PhD thesis – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Florianópolis. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/0000ab/0000ab2a.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação. [S. l.]: Unesco, 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000156209_por. Acesso em: 22 out. 2018

Downloads

Publicado

09-04-2025

Como Citar

SILVA, Monalisa Pivetta da. No rastro dos conceitos de competência digital docente. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e54501, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.54501. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/54501. Acesso em: 6 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 138

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.