A robótica livre e o ensino de física e de programação: desenvolvendo um teclado musical eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.317-330Palavras-chave:
robótica livre, ensino de física, programação, tecnologia, Arduino.Resumo
RESUMO: A Robótica tem sido utilizada em algumas pesquisas como recurso tecnológico inovador voltado para a Educação, de forma que a Robótica Livre vem contribuindo por ser mais acessível e permitir que as escolas possam trabalhar com essa tecnologia a partir da reutilização de materiais, outros de baixo custo e softwares livres. A partir dos conceitos defendidos pela Robótica Livre, foi desenvolvido por três estudantes do ensino médio/técnico em informática de uma escola pública, com a colaboração de uma discente da Universidade Federal da Paraíba, um teclado musical elétrico com o objetivo de proporcionar atividades educativas mais criativas e interativas, com o intuito de os alunos aprenderem mais alguns conhecimentos de Física e Programação relacionados ao protótipo. A partir do uso da observação participante como instrumento de pesquisa, verificou-se que esse tipo de prática pedagógica utilizando a Robótica como recurso favorece o ensino de tais matérias, além de proporcionar uma reflexão dos estudantes em relação à conscientização sobre o consumismo e o descarte de materiais. Dessa forma, a Robótica pode ser uma boa ferramenta inovadora a ser utilizada nas escolas, assim como pode mudar a postura dos estudantes como cidadãos.
PALAVRAS-CHAVE: robótica livre; ensino de física; programação; tecnologia; Arduino.
ABSTRACT: Robotics has been used in some researches as an innovative technological resource for Education, so that Free Robotics has been contributing to be more accessible and allow schools to work with this technology from the reuse of materials, low cost materials and free software. From the concepts defended by the Free Robotics, an electric musical keyboard was developed with the aim of providing more creative and interactive educational activities, so the students could acquire some more knowledge of Physics and Programming related to the prototype. This equipment has been developed by three high school students in public school, with the collaboration of a student of the Federal University of Paraíba - Brazil. From the use of participant observation as a research tool, it was verified that this type of pedagogical practice using Robotics as a resource favors the teaching of such subjects, in addition to providing a reflection of the students in relation to the awareness about consumerism and discarding of materials. In this way, Robotics can be a good innovative tool to be used in schools, as well as changing the posture of students as citizens.
KEYWORDS: free robotics; physics teaching; programming; technology; Arduino.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. P.; RICARDO, J.; MAFRA, S. Robótica e Educação: Ensaios Teóricos e Práticas Experimentais. Curitiba-PR: Editora CRV, 2015.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2011.
CÉSAR, D. R. Robótica Pedagógica Livre: uma Alternativa Metodológica Para a Emancipação Sociodigital e a Democratização do Conhecimento. 2013, 220 f. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2013.
CHELLA, M. T.. Ambiente de Robótica Educacional com Logo. In: XXII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO - SBC2002. Florianópolis, 2002.
CRUZ NETO, O. O Trabalho de Campo como Descoberta e Criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Rio de JaneiroRJ: Vozes, 1994, p. 51-66.
GEBRAN, M. P. Tecnologias Educacionais. Curitiba-PR: IESDE Brasil S. A., 2009.
GNU.ORG – Free Software Foundation. O que é o Software livre? Disponível em: http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html. Acesso em: 12 nov. 2017.
LOMBANA, N. B. Uso de la Robótica Educativa como Estrategia Didáctica en el Aula. Praxis & Saber, v. 6, n. 11, Jan-Jun, p. 215-234, 2015.
MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico Ocidental. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MARQUES, J. P. A “observação participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco, Juiz de Fora, ano 19, n. 28, mai./ago., p. 263-284, 2016.
MILL, D.; CÉSAR, D. R. Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento.
PERSPECTIVA, v. 27, n. 1, p. 217-248, 2009.
MILL, D.; CÉSAR, D. R. Estudo sobre Dispositivos Robóticos na Educação: sobre a Exploração do Fascínio Humano pela Robótica no Ensino-Aprendizagem. In: MILL, Daniel (Org). Escritos sobre Educação: Desafios e Possibilidades para Ensinar e Aprender com as Tecnologias Emergentes. São Paulo-SP: Paulus, 2013. p. 269-293.
MORELATO, L. A. et al. Avaliando Diferentes Possibilidades de uso da Robótica na Educação. REnCiMa, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 80-96, 2010.
PROL, L. C. A. Diferentes materiais para uso na robótica educacional: A diversidade que pode promover o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades. In: MARCUSSO, N.; BRITO, P.; TELLES, M. (Org.). A Tecnologia Transformando a Educação – Casos de Aplicação. São Paulo-SP: Fundação Bradesco, 2006. p. 133-139.
TRENTIN, M. A. S.; PÉREZ, C. A. S.; TEIXEIRA, A. C. Robótica Livre no Auxílio da Aprendizagem do Movimento Retilíneo. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2013), XIX WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2013, Campinas. Anais… Campinas, 2013. p. 51-59.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.