A robótica livre e o ensino de física e de programação: desenvolvendo um teclado musical eletrônico

Autores

  • Thais Gabrielly Marques de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Zaíne Raquel Santos Vicente Universidade Federal da Paraíba
  • Heryverton Araujo Lemos Leite Instituto Federal da Paraíba
  • Ana Paula Chaves Cabral Universidade Federal da Paraíba
  • Rodrigo Baldow Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Nady Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo Brito Carneiro Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.317-330

Palavras-chave:

robótica livre, ensino de física, programação, tecnologia, Arduino.

Resumo

RESUMO: A Robótica tem sido utilizada em algumas pesquisas como recurso tecnológico inovador voltado para a Educação, de forma que a Robótica Livre vem contribuindo por ser mais acessível e permitir que as escolas possam trabalhar com essa tecnologia a partir da reutilização de materiais, outros de baixo custo e softwares livres. A partir dos conceitos defendidos pela Robótica Livre, foi desenvolvido por três estudantes do ensino médio/técnico em informática de uma escola pública, com a colaboração de uma discente da Universidade Federal da Paraíba, um teclado musical elétrico com o objetivo de proporcionar atividades educativas mais criativas e interativas, com o intuito de os alunos aprenderem mais alguns conhecimentos de Física e Programação relacionados ao protótipo. A partir do uso da observação participante como instrumento de pesquisa, verificou-se que esse tipo de prática pedagógica utilizando a Robótica como recurso favorece o ensino de tais matérias, além de proporcionar uma reflexão dos estudantes em relação à conscientização sobre o consumismo e o descarte de materiais. Dessa forma, a Robótica pode ser uma boa ferramenta inovadora a ser utilizada nas escolas, assim como pode mudar a postura dos estudantes como cidadãos.

PALAVRAS-CHAVE: robótica livre; ensino de física; programação; tecnologia; Arduino.

 

ABSTRACT: Robotics has been used in some researches as an innovative technological resource for Education, so that Free Robotics has been contributing to be more accessible and allow schools to work with this technology from the reuse of materials, low cost materials and free software. From the concepts defended by the Free Robotics, an electric musical keyboard was developed with the aim of providing more creative and interactive educational activities, so the students could acquire some more knowledge of Physics and Programming related to the prototype. This equipment has been developed by three high school students in public school, with the collaboration of a student of the Federal University of Paraíba - Brazil. From the use of participant observation as a research tool, it was verified that this type of pedagogical practice using Robotics as a resource favors the teaching of such subjects, in addition to providing a reflection of the students in relation to the awareness about consumerism and discarding of materials. In this way, Robotics can be a good innovative tool to be used in schools, as well as changing the posture of students as citizens.

KEYWORDS: free robotics; physics teaching; programming; technology; Arduino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Chaves Cabral, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2017. Aluna voluntária do Programa de Bolsas e Extensão (PROBEX) pelo projeto Programação e Robótica no Ensino Médio (PROBEM) na UFPB.

Rodrigo Baldow, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2014), Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007), Pós-Graduado (Especialização) em Metodologia do Ensino de Física pela Universidade Gama Filho (2010) e Pós-Graduado (Especialização) em Metodologia do Ensino de Matemática pela UGF (2013). Atualmente é Professor da Escola de Ensino Médio e Médio Integrado Presidente João Goulart e faz parte do Grupo de Pesquisa SEMENTE (Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com uso de Novas Tecnologias) da UFRPE. Publicou os livros "A Matuta e O Caso Galileu em Quadrinhos" e "Diálogo Lúdico da Literatura e a Matemática". Tem experiência na área de Astronomia, História da Ciência, Teatro Científico relacionado com a Peça Didática de Brecht e Literatura Infanto-Juvenil com a Matemática.

Nady Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Nady Rocha possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), concluiu o mestrado em Engenharia Elétrica em 2008 na Universidade Federal de Campina Grande e concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica em 2010 também pela Universidade Federal de Campina Grande. Desde 2011 é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Seus interesses em pesquisa são voltados para as áreas de eletrônica industrial, acionamento de máquinas elétricas e geração eólica. Entre março de 2013 a março de 2016 foi tutor do PET (Programa de Educação Tutorial) do grupo Educação Continuada em Engenharia Elétrica - PET elétrica UFPB.

Marcelo Brito Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutor no uso das Tecnologias da Informaçao e Comunicaçao no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona (2006). Doutor e Mestre em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1994 e 1999). Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988). É Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde ministra aulas no Curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduaçao em Ensino de Ciências. Coordenador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com uso de Novas Tecnologias) da UFRPE. Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Referências

ARAÚJO, C. A. P.; RICARDO, J.; MAFRA, S. Robótica e Educação: Ensaios Teóricos e Práticas Experimentais. Curitiba-PR: Editora CRV, 2015.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2011.

CÉSAR, D. R. Robótica Pedagógica Livre: uma Alternativa Metodológica Para a Emancipação Sociodigital e a Democratização do Conhecimento. 2013, 220 f. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2013.

CHELLA, M. T.. Ambiente de Robótica Educacional com Logo. In: XXII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO - SBC2002. Florianópolis, 2002.

CRUZ NETO, O. O Trabalho de Campo como Descoberta e Criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Rio de JaneiroRJ: Vozes, 1994, p. 51-66.

GEBRAN, M. P. Tecnologias Educacionais. Curitiba-PR: IESDE Brasil S. A., 2009.

GNU.ORG – Free Software Foundation. O que é o Software livre? Disponível em: http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html. Acesso em: 12 nov. 2017.

LOMBANA, N. B. Uso de la Robótica Educativa como Estrategia Didáctica en el Aula. Praxis & Saber, v. 6, n. 11, Jan-Jun, p. 215-234, 2015.

MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico Ocidental. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARQUES, J. P. A “observação participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco, Juiz de Fora, ano 19, n. 28, mai./ago., p. 263-284, 2016.

MILL, D.; CÉSAR, D. R. Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento.

PERSPECTIVA, v. 27, n. 1, p. 217-248, 2009.

MILL, D.; CÉSAR, D. R. Estudo sobre Dispositivos Robóticos na Educação: sobre a Exploração do Fascínio Humano pela Robótica no Ensino-Aprendizagem. In: MILL, Daniel (Org). Escritos sobre Educação: Desafios e Possibilidades para Ensinar e Aprender com as Tecnologias Emergentes. São Paulo-SP: Paulus, 2013. p. 269-293.

MORELATO, L. A. et al. Avaliando Diferentes Possibilidades de uso da Robótica na Educação. REnCiMa, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 80-96, 2010.

PROL, L. C. A. Diferentes materiais para uso na robótica educacional: A diversidade que pode promover o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades. In: MARCUSSO, N.; BRITO, P.; TELLES, M. (Org.). A Tecnologia Transformando a Educação – Casos de Aplicação. São Paulo-SP: Fundação Bradesco, 2006. p. 133-139.

TRENTIN, M. A. S.; PÉREZ, C. A. S.; TEIXEIRA, A. C. Robótica Livre no Auxílio da Aprendizagem do Movimento Retilíneo. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2013), XIX WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2013, Campinas. Anais… Campinas, 2013. p. 51-59.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

ANDRADE, T. G. M. de; VICENTE, Z. R. S.; LEITE, H. A. L.; CABRAL, A. P. C.; BALDOW, R.; ROCHA, N.; LEÃO, M. B. C. A robótica livre e o ensino de física e de programação: desenvolvendo um teclado musical eletrônico . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 317–330, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.317-330. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Robótica Pedagógica