O uso de recursos tecnológicos e linguagem musical na aproximação de pais e filhos: uma experiência no 1º ciclo de educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.3.37-48

Palavras-chave:

ambientes virtuais de aprendizagem, musicalização infantil, recursos tecnológicos didáticos, família e escola

Resumo

RESUMO: O presente artigo descreve um estudo de caso que foi desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos, que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Neste artigo são apresentados os resultados da pesquisa que inclui a condução de entrevistas, realização de atividades no ambiente educativo virtual e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma EaD. Como resultado, verificou-se que essa ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos aprendentes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos alunos por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão.

PALAVRAS-CHAVE: ambientes virtuais de aprendizagem; musicalização infantil; recursos tecnológicos didáticos; família e escola.

 

ABSTRACT: This paper describes a case study that was developed in a public music school in the state of Minas Gerais. The research aimed at assessing the use of the Moodle platform to approach parents in the musical development of students from the 1st cycle of the music education course, aimed at attending children from 6 to 8 years old. In this cycle, children are introduced to the world of music studies and need all the support to make them feel comfortable. Often, the parents' lack of musical knowledge makes it impossible to support their children, who become unmotivated and often even lock up their courses. This article presents the results of the research that includes conducting interviews, conducting activities in the virtual educational environment and analyzing access reports of participants, provided by the e-learning platform itself. As a result, it was found that this tool can contribute significantly in bringing parents closer to the learners' accompaniment in their musical activities and consequently in students’ motivation and learning. In addition, we found growth in students' musical proficiency indicators through the assessment of specific skills and competences, as well as a marked reduction in dropout.

KEYWORDS: virtual learning environments; children's musicalization; didactic technological resources; family and school.

Biografia do Autor

  • Sergio Candido de Oscar, CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA HAIDEE FRANÇA AMERICANO

    Doutor em Ciências Humanas - Educação pela PUC-RIO, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Informática Aplicada a Educação pela Universidade Federal de Lavras, Graduado em Música pela UNIS. Atualmente é Professor no Conservatório Estadual de Música e na Prefeitura de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino de Música e no uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação.

  • Celso Augusto dos Santos Gomes, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS - UNIS

    Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). Atualmente coordenador do curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações desta mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica. 

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Publicado

08-09-2019

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

O uso de recursos tecnológicos e linguagem musical na aproximação de pais e filhos: uma experiência no 1º ciclo de educação musical . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 3, p. 37–48, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.3.37-48. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16855. Acesso em: 27 dez. 2024.

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