Revisão sistemática sobre letramento digital na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.3.128-143

Palavras-chave:

letramento digital, formação de professores, revisão sistemática.

Resumo

RESUMO: Pesquisar a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos contextos formativos envolve problematizar as percepções, apropriações e significações de professores e alunos sobre a questão. Este texto buscou identificar as produções científicas brasileiras (teses e dissertações) a respeito do letramento digital na formação de professores, realizadas entre os anos de 2010 a 2018. Utilizamos a revisão sistemática como procedimento metodológico, com o auxílio do software Parsifal. Pontuamos as seguintes equações para verificar nos trabalhos: quais objetivos de pesquisa essas produções revelam? Que perspectivas de letramento digital e quais procedimentos e instrumentos metodológicos os pesquisadores adotaram? Quais resultados dos processos de letramento digital trabalhados na formação de professores foram revelados? Como resultados, validamos 37 trabalhos, que apontam as configurações das propostas de formação com usos das tecnologias digitais que procuram responder às novas dinâmicas sociais para as quais os alunos-professores precisam estar aptos. De acordo com as pesquisas encontradas, os cursos de formação inicial ou continuada têm inserido as tecnologias digitais em suas práticas, mas as possibilidades de usos ainda são muitas.

PALAVRAS-CHAVE: letramento digital; formação de professores; revisão sistemática.

 

ABSTRACT: Researching the insertion of digital information and communication technologies in the formative contexts involves problematizing teachers and students’ perceptions, appropriations and meanings about the issue. This text sought to identify the Brazilian scientific productions (theses and dissertations) regarding digital literacy in teacher education, between the years 2010 to 2018. We used the systematic review as a methodological procedure, with the help of the Parsifal software. We scored the following equations to verify the work: which research objectives do these productions reveal? What perspectives of digital literacy and what procedures and methodological instruments did the researchers adopt? What results of the digital literacy processes worked on in the training of teachers were revealed? As results, we validated 37 works, which point out the settings of training proposals with uses of digital technologies that seek to respond to the new social dynamics that student-teachers need to be able to. According to the research works found, the initial or continued training courses have lent themselves to insert the digital technologies, but the possibilities of uses are still many.

KEYWORDS: digital literacy; teacher training; systematic review.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Késsia Mileny de Paulo Moura, Universidade Federal do Maranhão / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PGIE/UFRGS. 

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. 

Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - CCSST/UFMA.

Referências

BUZATO, M. E. K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede, 2006, São Paulo. Anais do III Congresso Ibero-Americano EducaRede. São Paulo: CENPEC, 2006, p. 81-86. Disponível em: https://www.academia.edu/RegisterToDownload#Download. Acesso em 10 abr. 2019.

BUZATO, M. E. K.. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. D.E.L.T.A., São Paulo, vol. 25, n. 1, 2009a, p. 1-38. Disponível em: https://bit.ly/2Yj6tsf. Acesso em: 20 set. 2018.

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais, apropriação tecnológica e inovação. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009b, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CEFET-MG, 2009b, 12p. Disponível em: https://bit.ly/2vOnMFu. Acesso em 27 nov. 2018.

CARDON, D. A inovação pelo uso. In: AMBROSI, A.; PEUGEOT, V.; PIMIENTA, D. (coord.). Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Caen-France: C & F Éditions, 2005, s/p. Disponível em: https://vecam.org/archives/article591.html. Acesso em 23 abr. 2019.

CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. Roteiro para Revisão Bibliográfica Sistemática: Aplicação no Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento de Projetos. In: Anais do 8º Congresso de Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto (CBGDP), Porto Alegre, 2011. p. 01-12, 2011.

COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.

COUTINHO, C.; LISBOA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. XVIII, n. 1, p. 5-22, 2011. Disponível em: https://bit.ly/2hzjScw. Acesso em: 10 nov. 2016.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/758/531. Acesso em: 21 dez. 2018.

FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17. Acesso em: 13 fev. 2017.

GEE, J. P. A situated sociocultural approach to literacy and technology. 2009. Disponível em: https://bit.ly/2H9H7Yc. Acesso em: 2 set. 2014.

HARGREAVES, A. O Ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 10 jan. 2017.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas; São Paulo: Papirus, 2007.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/242/196. Acesso em 13 set. 2018.

KLOCK, A. C. T. Mapeamentos e Revisões Sistemáticos da Literatura: um Guia Teórico e Prático. Revista Cadernos de Informática, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2vL2ubJ. Acesso em 10 fev. 2018.

LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Digital Literacies: policy, pedagogy and research considerations for education. 2005. Disponível em: https://bit.ly/2VqbBht. Acesso em 10 dez. 2018.

MOITA-LOPES, L. P. O novo ethos dos letramentos digitais: modos de construir sentido, revolução das relações e performances identitárias fluidas. In: SIGNORINI, I., FIAD, R. S. (org.). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 204-229.

NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa, PT: Dom Quixote, 1997.

PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação na escola, relações possíveis, relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 43-57, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf. Acesso em: 15 nov. 2016.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: Um Guia para Síntese Criteriosa da Evidência Científica. Rev. Bras. Fisioter. São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Disponível em: https://bit.ly/2rsTbJa. Acesso em: 25 set. 2018.

SILVA, I. M. M. Tecnologias e letramento digital: navegando rumo aos desafios. ETD – Educ. Tem. Dig., Campinas, v. 13, n. 1, p. 27-43, jul./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1164/1179. Acesso em: 15 nov. 2016.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81 p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Acesso em 10 nov. 2018.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

XAVIER, A. C. S. Letramento digital e ensino. 2005. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (org.). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. 1. p. 133-148.

ZEICHNER, K. A research agenda for teacher education. In: COCHRAN-SMITH, M.; ZEICHNER, K. (ed.). Studying teacher education: the report of the AERA panel on research and teacher education. London: Lawrence Erlbaum, 2005. p. 737-759. Disponível em: https://bit.ly/2H8AkOy. Acesso em: 10 nov. 2018.

Downloads

Publicado

05-09-2019

Como Citar

DE PAULO MOURA, K. M. Revisão sistemática sobre letramento digital na formação de professores . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 3, p. 128–143, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.3.128-143. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16860. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino Superior e Tecnologia