Explorando a matemática e a física com o robô seguidor de linha na perspectiva da robótica livre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24895

Palavras-chave:

Robótica livre, Matemática, Seguidor de linha

Resumo

Este trabalho propicia uma ferramenta para exploração de conteúdos matemáticos de maneira instigante. É um desafio para os professores da Educação Básica fomentar a participação ativa de estudantes na construção do próprio conhecimento. Neste contexto, a produção de instrumentos que facilitem a inovação em aulas de Matemática é relevante. A investigação, na qual se baseia este texto, foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica e da construção/experimentação de um robô seguidor de linha, na perspectiva do reaproveitamento de sucata e exploração da matemática subjacente. Como resultado, apresenta-se uma proposta de material didático de apoio, onde é tratada a construção de um seguidor de linha totalmente sustentável e são descritas possibilidades de abordagem de diversos conteúdos, evidenciando problemas que constituem desafios matemáticos e físicos. Outros pontos fortes da proposta são: possibilitar o acesso às contribuições dessa abordagem na educação pública e promover uma sensibilização a respeito da necessidade de preservação do meio ambiente, reutilizando materiais eletrônicos na produção de robôs e abordando o descarte correto dos materiais que não serão (re)aproveitados.

 

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Biografia do Autor

Daniel da Silveira Guimarães, Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil

 Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente docente da Universidade Federal de Catalão.

Élida Alves da Silva, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Gaduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1998) e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás/Universidade Federal de Catalão em transição

Fernando da Costa Barbosa, Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, atua com pesquisa no campo de Educação Matemática e Tecnologias da Educação, em especial a Rob´ótica Educacional. Atualmente é professor da Universidade Federal de Catalão.

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Publicado

03-12-2020

Como Citar

GUIMARÃES, D. da S.; SILVA, Élida A. da; BARBOSA, F. da C. Explorando a matemática e a física com o robô seguidor de linha na perspectiva da robótica livre. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24895, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24895. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24895. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Robótica Pedagógica

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