Mapeamento das pesquisas sobre Robótica Educacional no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.331-352Palavras-chave:
robótica, estado da arte, ensino fundamental.Resumo
RESUMO: A Robótica Educacional no Brasil tem ganhado força desde 2002, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o Ensino Fundamental, produzindo assim um estado da arte. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, tanto no banco da CAPES como na biblioteca nacional, fazendo um mapeamento de vinte oito produções em pouco mais de dez anos. Os resultados dessas pesquisas apontaram uma ramificação das atividades com materiais de robótica livre até proprietários (comerciais) para fins educacionais. Foi possível perceber a empregabilidade dos materiais para o ensino tanto de Matemática como de outras áreas conhecimentos, em sua maioria se apoiando em desenvolvimento de projetos de caráter investigativo.
PALAVRAS-CHAVE: robótica; estado da arte; ensino fundamental.
ABSTRACT: Educational Robotics in Brazil have gained strength since 2002, resulting in dissertation and thesis works in different postgraduate programs. In this sense, it was sought to understand and make a survey of the Brazilian academic productions especially focused on Primary Education, producing thus a state of the art. To build this work, efforts have been concentrated on online information from CAPES database and national library, obtaining a mapping in little more than ten years with twenty-eight productions. This research results point to a branch of activities with free robotics to owners (commercials) to educational purposes content. It was possible to notice the materials employability to teach Math and others subjects, in its majority, supporting itself in developing projects of investigative character.
KEYWORDS: robotics; state of art; Elementary School.
Downloads
Referências
ACCIOLI, R. M. Robótica e as Transformações Geométricas: um estudo exploratório com alunos do ensino fundamental. 2005. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Curso de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
BARBOSA, F. da C. Rede de Aprendizagem em Robótica: uma perspectiva educativa de trabalho com jovens. 2016. 367 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pósgraduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia. 2016.
BARBOSA, Fernando da Costa. Educação e robótica educacional na escola pública: as artes do fazer. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pósgraduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia. 2011.
BARROS, R. P. Evolução, avaliação e validação do software RoboEduc. 2011. 92 f. Mestrado (Dissertação em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.
CAMPOS, F. R. Robótica pedagógica e inovação educacional: uma experiência no uso de novas tecnologias na sala de aula. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2005.
CÉSAR, D. R. Potencialidades e limites da robótica pedagógica livre no processo de (re)construção de conceitos científico-tecnológicos a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
CÉSAR, D. R. Robótica pedagógica livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento. 2013. 220 f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Curso de Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
CHELLA, M. T. Ambiente de robótica para aplicações educacionais com superlogo. 2002. 186 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) – Curso de Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
CURCIO, C. P. de C. Proposta de método de robótica educacional de baixo custo. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec, Curitiba, 2008.
FORTES, R. M. Interpretação de gráficos de velocidade em um ambiente robótico. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Curso de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
FURLETTI, S. Exploração de tópicos de Matemática em modelos robóticos com utilização do software Slogo no Ensino Médio. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
GONÇALVES, P. C. Protótipo de um robô móvel de baixo custo para uso educacional. 2007. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Curso de PósGraduação em Ciência da Computação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.
LABEGALINI, A. C. A construção da prática pedagógica do professor: o uso do Lego/robótica na sala de aula. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.
LEITÃO, R. L. A dança dos robôs: qual a matemática que emerge durante uma atividade lúdica com robótica educacional? 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Curso de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2010.
LOPES, D. de Q. Exploração de modelos e o nível de abstração nas construções criativas com Robótica Educacional. 2008. 174 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Curso de Pós-Graduação em Informática Na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
MALIUK, K. D. Robótica Educacional como Cenário Investigativo nas Aulas de Matemática. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MORAES, M. C. Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
OLIVEIRA, J. A. C. Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através da metacognição como propulsora da produção do conhecimento. 2007. 96 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Curso de Doutorado em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
ORTOLAN, I. T. Robótica educacional: uma experiência construtiva. 2003. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
PAPERT, S. The Future of School. 1980. Disponível em: http://www.papert.org/articles/freire/freirePart1.html. Acesso em: 25 out. 2018.
PAPERT, S. A família em rede: Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Tradução de Fernando José Silva Nunes e Fernando Augusto Bensabat Lacerda e Melo. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1996.
PAPERT, S. What’s the big idea? Toward a pedagogy of idea power. Ibm Systems Journal. New York, p. 720-729. jun. 2000. Disponível em: https://llk.media.mit.edu/courses/readings/Papert-Big-Idea.pdf. Acesso em: 12 ago. 2014.
PONTES, L. A história da robótica educacional (RE). 2010. Disponível em: https://lelinopontes.wordpress.com/2010/06/25/historia-da-robotica-educacionalre/. Acesso em: 2 fev. 2015.
ROCHA, R. Utilização da robótica pedagógica no processo de ensino aprendizagem de programação de computadores. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Curso de Mestrado em Educação Tecnológica, Centro Federal e Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
SANTANA, M. do R. P. de. Em busca de novas possibilidades pedagógicas: a introdução da robótica no currículo escolar. 2003. 260 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
SANTANA, M. do R. P. de. Em busca de outras possibilidades pedagógicas: “trabalhando” com ciência e tecnologia. 2009. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
SANTOS, M. F. A robótica educacional e suas relações com o ludismo: por uma aprendizagem colaborativa. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ensino de Ciências e Matemática) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
SILVA, A. F. da. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia Elétrica) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
SOUZA, M. B. de. Arcabouço de um ambiente telerrobótico baseado em sistemas multiagente. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal do Amazonas. 2011.
STEFFEN, H. H. Robótica pedagógica na educação: um recurso de comunicação, regulagem e cognição. 2002. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ZILLI, S. do R. A Robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.