Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais

um mapeamento na educação formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24923

Palavras-chave:

Telefone móvel, Aplicativo móvel, Recurso didático digital, Língua estrangeira, Educação formal

Resumo

O telefone móvel, mais precisamente o smartphone, vem se destacando muito nos últimos anos muito por conta de sua mobilidade, por ser uma tecnologia nômade e também por ser metamídia, ou seja, convergem muitos meios de comunicação em um só aparelho (SUÁREZ GÓMEZ; GRANÉ ORÓ; TARRAGÓ, 2019). Dentro desse dispositivo, instalamos softwares, chamados de aplicativos, que funcionam como atalhos para as atividades que queremos desempenhar (GARDNER; DAVIS, 2014), e que vão desde a comunicação até a locomoção, entre muitos outros. Entretanto, essa realidade é percebida de maneira efetiva dentro da escola e com objetivos pedagógicos. Sendo assim, esta revisão sistemática tem como intuito mapear, e conhecer o estado da arte, quanto ao uso de aplicativos móveis como recursos didáticos digitais nas salas de aula de língua estrangeira na educação básica.

Downloads

Referências

ALMEIDA, Jonathan Ruan Ribeiro; LIMA, Alex de Sousa. Aplicativos Educacionais: Uma análise sobre o aplicativo duolingo no aprendizado do idioma inglês. 2018. Artigo apresentado ao curso de Licenciatura em Informática – Universidade Federal do Maranhão, Maranhão. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/2774/1/JonathanRuanAlmeida.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

BANNELL, Ralph Ings et al. Educação no século XXI: Cognição, tecnologias e aprendizagens. Rio de Janeiro: Editora PUC, Editora Vozes, jan. 2016.

CENSI, Luciana de Jesus Lessa. Aplicativos móveis e praticantes de língua inglesa: diálogos com um cotidiano escolar em Feira de Santana – BA. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador. Disponível em: http://www.saberaberto.uneb.br/bitstream/20.500.11896/656/1/Luciana%20Censi.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

CETIC. Celular torna-se o principal dispositivo de acesso a internet. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível em: https://www.cetic.br/noticia/celular-torna-se-o-principal-dispositivo-de-acesso-a-internet-aponta-%20cetic-br/. Acesso em: 26 jun. 2019.

GARDNER, Howard; DAVIS, Katie. La generación app: cómo los jóvenes gestionan su identidad, su privacidad y su imaginación en el mundo digital. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Paidós, 2014.

HICKEY. Learning the Duolingo – how one app speaks volumes for language learning. [S.l.: s.n.], 2015. Disponível em: http://www.theguardian.com/business/2015/mar/08/learning-the-duolingo-how-one-%20app-speaks-%20volumes-for-language-learning. Acesso em: 9 mar. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KARSENTI, Thierry; FIÉVEZ, Aurélien. The iPad at School: From Adoption to Innovation. Laval (Québec): Éditions Grand Duc, 2014.

LIZ, Nevton. Tecnologia móvel no ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola. 2015. Dissertação de Mestrado – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2168/1/LD_PPGEN_M_Liz%2C%20Nevton%20de_2015.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

LU, J.; MENG, S.; TAM, V. W. L. Learning Chinese Characters via Mobile Technology in a Primary School Classroom, 2014. Disponível em: http://hub.hku.hk/handle/10722/216984. Acesso em: 19 jun. 2021.

MACIAS, Vega; MIGUEL, José. Aplicaciones Puolingo y Wlingua y su influencia en el proceso de enseñanza-aprendizaje del idioma inglés en los estudiantes de primero de bachillerato de la unidad educativa ventanas del cantón ventanas, los ríos, en el periodo lectivo 2015 - 2016, 2016. Disponível em: http://dspace.utb.edu.ec/handle/49000/1915. Acesso em: 19 jun. 2021.

MAGALI, Unda Erazo Yesenia. M-learning apps en el desarrollo de la producción oral del idioma inglés en el estudiantado del tercer año de bachillerato general unificado del Colegio Amazonas en el período 2016-2017. Mai. 2017. Proyecto de Investigación presentado como requisito previo a la obtención del título de Licenciada en Ciencias de la Educación – Universidade Central Del Ecuador.

MONTES, Juan Carlos Rodríguez. Implementación de la plataforma virtual duolingo.com en los procesos de enseñanza y aprendizaje del inglés. Jan. 2018. Trabajo de grado - Maestría – Facultad de Ingeniería y Administración Maestría en Enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales, Universidad Nacional de Colombia. Disponível em: https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/63730. Acesso em: 19 jun. 2021.

NASCIMENTO, Karoline Costa. O uso de aplicativos móveis como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2017. Dissertação de mestrado – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/12046/1/Arquivototal.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educarse en la era digital. Madrid: Morata, jul. 2012.

REDONDO, Juan José Magaña. Audio Trainer Play: diseño de uma aplicación gamificada para el desarollo de las destrezas auditivas en um contexto de enseñanza secundaria. 2017. Trabajo de fin de máster – Facultad de Filología, UNED. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Audio-Trainer-Play%5C%3A-design-of-a-gamified-app-for-of-Redondo-Jos%C3%A9./14eac837fbebe43bea96f6bab59b01feeddd793b. Acesso em: 19 jun. 2021.

RODRIGUES, Sarah Jackelliny da Silva. EnglishGap: aplicativo móvel para o ensino de Língua Inglesa. 2014. Dissertação de mestrado – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://ww5.ead.ufrpe.br/ppgteg/pdf/2015/dissertacoes/Sarah_Jackelliny.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 5–6, jun. 2007. DOI: 10.1590/S0103-21002007000200001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 jun. 2021.

SACCOL, Eliane; SCHLEMMER, Amarolinda; BARBOSA, Jorge. M-learning e U-learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SUÁREZ GÓMEZ, Rafael; GRANÉ ORÓ, Mariona; TARRAGÓ, Anna. APPS4CAV - Creación audiovisual con dispositivos móviles. [S.l.]: LMI, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=732813. Acesso em: 19 jun. 2021.

UNESCO. Diretrizes de Políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. [S.l.: s.n.], 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770_por. Acesso em: 19 jun. 2021.

XIMENA, Barahona Lagla Nidia. Applications app/aplicaciones móviles en el proceso enseñanza- aprendizaje del idioma inglés en estudiantes de noveno año de educación general básica de la unidad educativa Los Shyris. Fev. 2017. Trabajo de investigación prévio a la obtención del título de Licenciada em Ciencia de la Educación, mención inglês – Universidade Central Del Ecuador.

Downloads

Publicado

02-09-2021

Como Citar

Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais: um mapeamento na educação formal. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e24923, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24923. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24923. Acesso em: 7 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 198

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.