Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais

um mapeamento na educação formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24923

Palavras-chave:

Telefone móvel, Aplicativo móvel, Recurso didático digital, Língua estrangeira, Educação formal

Resumo

O telefone móvel, mais precisamente o smartphone, vem se destacando muito nos últimos anos muito por conta de sua mobilidade, por ser uma tecnologia nômade e também por ser metamídia, ou seja, convergem muitos meios de comunicação em um só aparelho (SUÁREZ GÓMEZ; GRANÉ ORÓ; TARRAGÓ, 2019). Dentro desse dispositivo, instalamos softwares, chamados de aplicativos, que funcionam como atalhos para as atividades que queremos desempenhar (GARDNER; DAVIS, 2014), e que vão desde a comunicação até a locomoção, entre muitos outros. Entretanto, essa realidade é percebida de maneira efetiva dentro da escola e com objetivos pedagógicos. Sendo assim, esta revisão sistemática tem como intuito mapear, e conhecer o estado da arte, quanto ao uso de aplicativos móveis como recursos didáticos digitais nas salas de aula de língua estrangeira na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Jonathan Ruan Ribeiro; LIMA, Alex de Sousa. Aplicativos Educacionais: Uma análise sobre o aplicativo duolingo no aprendizado do idioma inglês. 2018. Artigo apresentado ao curso de Licenciatura em Informática – Universidade Federal do Maranhão, Maranhão. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/2774/1/JonathanRuanAlmeida.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

BANNELL, Ralph Ings et al. Educação no século XXI: Cognição, tecnologias e aprendizagens. Rio de Janeiro: Editora PUC, Editora Vozes, jan. 2016.

CENSI, Luciana de Jesus Lessa. Aplicativos móveis e praticantes de língua inglesa: diálogos com um cotidiano escolar em Feira de Santana – BA. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador. Disponível em: http://www.saberaberto.uneb.br/bitstream/20.500.11896/656/1/Luciana%20Censi.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

CETIC. Celular torna-se o principal dispositivo de acesso a internet. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível em: https://www.cetic.br/noticia/celular-torna-se-o-principal-dispositivo-de-acesso-a-internet-aponta-%20cetic-br/. Acesso em: 26 jun. 2019.

GARDNER, Howard; DAVIS, Katie. La generación app: cómo los jóvenes gestionan su identidad, su privacidad y su imaginación en el mundo digital. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Paidós, 2014.

HICKEY. Learning the Duolingo – how one app speaks volumes for language learning. [S.l.: s.n.], 2015. Disponível em: http://www.theguardian.com/business/2015/mar/08/learning-the-duolingo-how-one-%20app-speaks-%20volumes-for-language-learning. Acesso em: 9 mar. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KARSENTI, Thierry; FIÉVEZ, Aurélien. The iPad at School: From Adoption to Innovation. Laval (Québec): Éditions Grand Duc, 2014.

LIZ, Nevton. Tecnologia móvel no ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola. 2015. Dissertação de Mestrado – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2168/1/LD_PPGEN_M_Liz%2C%20Nevton%20de_2015.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

LU, J.; MENG, S.; TAM, V. W. L. Learning Chinese Characters via Mobile Technology in a Primary School Classroom, 2014. Disponível em: http://hub.hku.hk/handle/10722/216984. Acesso em: 19 jun. 2021.

MACIAS, Vega; MIGUEL, José. Aplicaciones Puolingo y Wlingua y su influencia en el proceso de enseñanza-aprendizaje del idioma inglés en los estudiantes de primero de bachillerato de la unidad educativa ventanas del cantón ventanas, los ríos, en el periodo lectivo 2015 - 2016, 2016. Disponível em: http://dspace.utb.edu.ec/handle/49000/1915. Acesso em: 19 jun. 2021.

MAGALI, Unda Erazo Yesenia. M-learning apps en el desarrollo de la producción oral del idioma inglés en el estudiantado del tercer año de bachillerato general unificado del Colegio Amazonas en el período 2016-2017. Mai. 2017. Proyecto de Investigación presentado como requisito previo a la obtención del título de Licenciada en Ciencias de la Educación – Universidade Central Del Ecuador.

MONTES, Juan Carlos Rodríguez. Implementación de la plataforma virtual duolingo.com en los procesos de enseñanza y aprendizaje del inglés. Jan. 2018. Trabajo de grado - Maestría – Facultad de Ingeniería y Administración Maestría en Enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales, Universidad Nacional de Colombia. Disponível em: https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/63730. Acesso em: 19 jun. 2021.

NASCIMENTO, Karoline Costa. O uso de aplicativos móveis como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2017. Dissertação de mestrado – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/12046/1/Arquivototal.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educarse en la era digital. Madrid: Morata, jul. 2012.

REDONDO, Juan José Magaña. Audio Trainer Play: diseño de uma aplicación gamificada para el desarollo de las destrezas auditivas en um contexto de enseñanza secundaria. 2017. Trabajo de fin de máster – Facultad de Filología, UNED. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Audio-Trainer-Play%5C%3A-design-of-a-gamified-app-for-of-Redondo-Jos%C3%A9./14eac837fbebe43bea96f6bab59b01feeddd793b. Acesso em: 19 jun. 2021.

RODRIGUES, Sarah Jackelliny da Silva. EnglishGap: aplicativo móvel para o ensino de Língua Inglesa. 2014. Dissertação de mestrado – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://ww5.ead.ufrpe.br/ppgteg/pdf/2015/dissertacoes/Sarah_Jackelliny.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 5–6, jun. 2007. DOI: 10.1590/S0103-21002007000200001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 jun. 2021.

SACCOL, Eliane; SCHLEMMER, Amarolinda; BARBOSA, Jorge. M-learning e U-learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SUÁREZ GÓMEZ, Rafael; GRANÉ ORÓ, Mariona; TARRAGÓ, Anna. APPS4CAV - Creación audiovisual con dispositivos móviles. [S.l.]: LMI, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=732813. Acesso em: 19 jun. 2021.

UNESCO. Diretrizes de Políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. [S.l.: s.n.], 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770_por. Acesso em: 19 jun. 2021.

XIMENA, Barahona Lagla Nidia. Applications app/aplicaciones móviles en el proceso enseñanza- aprendizaje del idioma inglés en estudiantes de noveno año de educación general básica de la unidad educativa Los Shyris. Fev. 2017. Trabajo de investigación prévio a la obtención del título de Licenciada em Ciencia de la Educación, mención inglês – Universidade Central Del Ecuador.

Downloads

Publicado

02-09-2021

Como Citar

POLICARPO, K.; BERGMANN, J. C. F. Aplicativos móveis como recursos didáticos digitais: um mapeamento na educação formal. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e24923, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24923. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24923. Acesso em: 20 abr. 2024.