Barreiras tecnológicas

um fator limitador na acessibilidade das pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.32563

Palavras-chave:

Acessibilidade, Barreiras tecnológicas, Pessoas com deficiência, Meta-análise, Revisão de literatura

Resumo

A presente pesquisa visa avaliar a literatura sobre as barreiras tecnológicas existentes no Brasil direcionadas às Pessoas com Deficiência (PcD). Foram utilizadas as publicações da SciELO Citation Index que estão indexadas na base de dados da Web of Science desde o ano de 2002, ano de sua indexação, até 2019. Foram realizadas a análise Estatística Textual, a Classificação Hierárquica Descendente e a Análise de Similitude com Nuvem de Palavras de 50 artigos científicos sobre a temática em foco. Os resultados mostram que a literatura sobre as barreiras tecnológicas possui um forte direcionamento para a área da educação, principalmente voltada ao ensino superior, com foco de estudo nos alunos que possuem deficiência visual nas universidades públicas. A literatura sobre barreiras tecnológicas para PcD mostrou que está normalmente associada a outras barreiras de acessibilidade, principalmente as barreiras nas comunicações e informações, sendo raramente encontrada como única variável dos estudos de acessibilidade. Seria relevante expandir os estudos sobre barreiras tecnológicas analisando as principais coleções indexadas na Web of Science, o que tornaria possível ter um conhecimento do que vem sendo publicado em periódicos internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALPERSTEDT NETO, Carlos Augusto; ROLT, Carlos Roberto de; ALPERSTEDT, Graziela Dias. Acessibilidade e Tecnologia na Construção da Cidade Inteligente. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 2, p. 291–310, abr. 2018. DOI: 10.1590/1982-7849rac2018170295. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000200291&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

AMARAL, Fabienne Louise Juvêncio dos Santos et al. Fatores associados com a dificuldade no acesso de idosos com deficiência aos serviços de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 11, p. 2991–3001, nov. 2012. DOI: 10.1590/S1413-81232012001100016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012001100016&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

ANACHE, Alexandra Ayach; CAVALCANTE, Lysa Duarte. Análise das condições de permanência do estudante com deficiência na Educação Superior. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, spe, p. 115–125, 2018. DOI: 10.1590/2175-35392018042. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400115&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

BARBOSA, Gabriela Lapa Teles; MÜLLER, Karin. Produção de conteúdo acessível para surdos na web: análise do canal de vídeos Ôxe. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 41, n. 2, p. 153–165, ago. 2018. DOI: 10.1590/1809-5844201829. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000200153&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

BERSCH, R. C. R. Design de um serviço de tecnologia assistiva em escolas públicas. 2009. Dissertação de mestrado – Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BORGES, Wanessa Ferreira; MENDES, Enicéia Gonçalves. Usabilidade de Aplicativos de Tecnologia Assistiva por Pessoas com Baixa Visão. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 4, p. 488–500, dez. 2018. DOI: 10.1590/s1413-65382418000500002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000400483&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli; ALMEIDA, Maria Amélia. Avaliação da satisfação de estudantes público-alvo da educação inclusiva em cursos de pós-graduação de universidades públicas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 24, n. 1, p. 45–67, mai. 2019. DOI: 10.1590/s1414-40772019000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000100045&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. [S.l.: s.n.], jun. 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 16 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. [S.l.: s.n.], 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 23 mai. 2020.

BRUNO, Marilda Moraes Garcia; NASCIMENTO, Ricardo Augusto Lins do. Política de Acessibilidade: o que dizem as pessoas com deficiência visual. Educação & Realidade, v. 44, n. 1, e84848, 2019. DOI: 10.1590/2175-623684848. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100206&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto; VERASZTO, Estéfano Vizconde. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 3401.1–3401.13, set. 2008. DOI: 10.1590/S1806-11172008000300016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000300016&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

CANTORANI, José Roberto Herrera; PILATTI, Luiz Alberto. Acessibilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise a partir de relatórios do Inep e do olhar do gestor. Educar em Revista, n. 57, p. 171–189, set. 2015. DOI: 10.1590/0104-4060.41363. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000300171&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

CANTORANI, José Roberto Herrera; PILATTI, Luiz Alberto; GUTIERREZ, Gustavo Luis. Análise das versões do instrumento WHOQOL-DIS frente aos aspectos que motivaram sua criação: participação e autonomia. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n. 4, p. 407–426, dez. 2015. DOI: 10.1590/S1413-65382115000400007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000400407&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

CARVALHO, José Oscar Fontanini de. O papel da interação humano-computador na inclusão digital. Transinformação, v. 15, spe, p. 75–89, dez. 2003. DOI: 10.1590/S0103-37862003000500004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862003000500004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

CARVALHO, Luciana Vieira de et al. Construction of assistive technology as online course for the blind about hypertension. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 4, p. 1970–1976, ago. 2018. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0056. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000401970&lng=en&tlng=en. Acesso em: 27 ago. 2021.

CIANTELLI, Ana Paula Camilo; LEITE, Lúcia Pereira. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 3, p. 413–428, set. 2016. DOI: 10.1590/S1413-65382216000300008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300413&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

ELY, Vera Helena Moro Bins; SILVA, Cristiane Silveira da. Unidades habitacionais hoteleiras na Ilha de Santa Catarina: um estudo sobre acessibilidade espacial. Production, v. 19, n. 3, p. 489–501, 2009. DOI: 10.1590/S0103-65132009000300007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

ESTABEL, L. B.; MORO, E. L. S.; SANTAROS, L. M. A formação de professores e a capacitação de bibliotecários com limitação visual por meio da EAD em ambiente virtual de aprendizagem. Transinformação, v. 21, n. 1, p. 23–32, 2009.

FIALHO, Janaina; SILVA, Daiane de Oliveira. Informação e conhecimento acessíveis aos deficientes visuais nas bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 1, p. 153–168, mar. 2012. DOI: 10.1590/S1413-99362012000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362012000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

FLOR, Carla da Silva; SAITO, Daniela Satomi et al. Acessibilidade do Moodle para surdos: abordagem dos discursos de surdos e ouvintes. Transinformação, v. 27, n. 2, p. 157–163, ago. 2015. DOI: 10.1590/0103-37862015000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862015000200157&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

FLOR, Carla da Silva; VANZIN, Tarcisio; ULBRICHT, Vânia. Recomendações da WCAG 2.0 (2008) e a acessibilidade de surdos em conteúdos da Web. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 2, p. 161–168, jun. 2013. DOI: 10.1590/S1413-65382013000200002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

FREIRE, A. P.; CASTRO, M.; FORTES, R. P. M. Acessibilidade dos sítios web dos governos estaduais brasileiros: uma análise quantitativa entre 1996 e 2007. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 2, p. 395–414, 2009.

GALVÃO FILHO, T.; MIRANDA, T. Tecnologia assistiva e paradigmas educacionais: percepção e prática dos professores. In: 34ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Natal: ANPED, 2011.

GARCIA, Raquel Araújo Bonfim; BACARIN, Ana Paula Siltrão; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, spe, p. 33–40, 2018. DOI: 10.1590/2175-3539/2018/035. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400033&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência. Educar em Revista, spe.3, p. 151–166, 2017. DOI: 10.1590/0104-4060.52925. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000700151&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

HOTT, Daniela Francescutti Martins; FRAZ, Joeanne Neves. Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. 4, p. 199–210, dez. 2019. DOI: 10.1590/1981-5344/4194. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362019000400199&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

KRAEMER, Graciele Marjana; THOMA, Adriana da Silva. Acessibilidade como Condição de Acesso, Participação, Desenvolvimento e Aprendizagem de Alunos com Deficiência. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 3, p. 554–563, set. 2018. DOI: 10.1590/1982-3703000062018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300554&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

LAZZARIN, Fabiana Aparecida; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Aspectos que interferem no acesso à informação e interação dos usuários cegos com o OPAC em bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 1, p. 75–91, mar. 2015. DOI: 10.1590/1981-5344/1882. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362015000100075&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

LERIA, Lucinda De Almeida et al. Enem Acessível: Autonomia para a Pessoa com Deficiência Visual Total no Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 1, p. 103–120, mar. 2018. DOI: 10.1590/s1413-65382418000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100103&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2021.

LIMA, Michelle Pinto De. Online recruitment of people with disabilities: technology in favor of diversity? RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 17, n. 2, p. 42–66, abr. 2016. DOI: 10.1590/1678-69712016/administracao.v17n2p42-66. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200042&lng=en&tlng=en. Acesso em: 27 ago. 2021.

MACHADO, Tania Russo; CHAISE, Rosa Maria; ELLIOT, Ligia Gomes. A meta-avaliação como instrumento de qualidade nas Políticas Públicas: o Programa Segundo Tempo. Revista Meta: Avaliação, v. 8, p. 1–20, jul. 2016. DOI: 10.22347/2175-2753v8i0.1034. Disponível em: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1034. Acesso em: 30 ago. 2021.

MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). In: ACTES des 11eme Journées Internationales d’Analyse Statistique des Données Textuelles. [S.l.: s.n.], 2012. p. 687–699.

MARINS, S. C. F.; MATSUKURA, T. S. Avaliação de políticas públicas: a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Fundamental das cidades-pólo do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n. 1, p. 45–64, 2009.

MARTINS, D. S. Design de recursos e estratégias em tecnologia assistiva para acessibilidade ao computador e à comunicação alternativa. 2012. Dissertação de mestrado – Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ARAÚJO, Eliana Rodrigues. Núcleos de Acessibilidade nas Universidades: reflexões a partir de uma experiência institucional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, spe, p. 57–66, 2018. DOI: 10.1590/2175-35392018046. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000400057&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

NOGUEIRA, Lilian de Fatima Zanoni; OLIVER, Fátima Corrêa. Accessibility centers in brazilian federal institutions and contributions of occupational therapists for the inclusion of persons with disabilities in higher education. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, n. 4, p. 859–882, 2018. DOI: 10.4322/2526-8910.ctoAO1743. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102018000400859&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

NOVELLI, Valéria Aparecida Moreira; HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado; GRACIOSO, Luciana de Souza. Ferramentas para mediação de fontes de informação: avaliação sobre seus usos em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 3, p. 30–51, set. 2014. DOI: 10.1590/1981-5344/1626. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362014000300003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

OLIVA, Diana Villac. Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. Psicologia USP, v. 27, n. 3, p. 492–502, dez. 2016. DOI: 10.1590/0103-656420140099. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300492&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

OLIVEIRA, Cassandra Melo; NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva. Instrumentos para Avaliação Psicológica de Pessoas com Deficiência Visual: Tecnologias para Desenvolvimento e Adaptação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 3, p. 886–899, set. 2015. DOI: 10.1590/1982-3703001902013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300886&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

OLIVEIRA, Cristina Borges de. Jovens deficientes na universidade: experiências de acessibilidade? Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 55, p. 961–984, dez. 2013. DOI: 10.1590/S1413-24782013000400009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

ORTEGA, Sergio; MONTERO, Yusef Hassan. Análisis y evaluación de sitios web universitarios españoles a partir del proceso de Bolonia. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 18, n. 4, p. 70–92, dez. 2013. DOI: 10.1590/S1413-99362013000400006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362013000400006&lng=es&tlng=es. Acesso em: 30 ago. 2021.

PAGLIUCA, L. M. F. et al. Repercussão de políticas públicas inclusivas segundo análise das pessoas com deficiência. Escola Anna Nery, v. 19, n. 3, p. 498–504, 2015.

PEREIRA, C. A.; OLIVEIRA, P. M.; REIS, M. J. C. S. Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos. Meta: Avaliação, v. 12, n. 34, p. 211–246, 2020.

PETRONI, Natalia Nascimento; BOUERI, Iasmin Zanchi; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 3, p. 327–342, set. 2018. DOI: 10.1590/s1413-65382418000300002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000300327&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

PIVETTA, Elisa Maria; SAITO, Daniela Satomi; ULBRICHT, Vânia Ribas. Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 1, p. 147–162, mar. 2014. DOI: 10.1590/S1413-65382014000100011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

PORTE, M.; SAUR-AMARAL, I.; PINHO, C. Pesquisa em auditoria: principais temas. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 29, n. 76, p. 41–59, 2018.

REINERT, M. Alceste une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurelia De Gerard De Nerval. Bulletin of Sociological Methodology/Bulletin de Méthodologie Sociologique, v. 26, n. 1, p. 24–54, 1990.

SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora. Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n. 4, p. 349–366, dez. 2015. DOI: 10.1590/S1413-65382115000400003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000400349&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; BASSO, Lourenço de Oliveira. Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n. 3, p. 449–468, set. 2012. DOI: 10.1590/S1413-65382012000300007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7ª edição. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

SILVA, Jackeline Susann Souza da; FERREIRA, Windyz Brazão. Sombreando a Pessoa com Deficiência: Aplicabilidade da Técnica de Sombreamento na Coleta de Dados em Pesquisa Qualitativa. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 2, p. 185–200, jun. 2017. DOI: 10.1590/s1413-65382317000200003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000200185&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SILVA, Jackeline Susann Souza da; GONZÁLEZ-GIL, Francisca. Acessibilidade, Gênero e Educação Superior: Indicativos Procedentes das Investigações Científicas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 4, p. 607–622, dez. 2017. DOI: 10.1590/s1413-65382317000400010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000400607&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SILVA, Rosane Leal da; RUE, Letícia Almeida de la. A acessibilidade nos sites do Poder Executivo estadual à luz dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 2, p. 315–336, abr. 2015. DOI: 10.1590/0034-7612130130. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122015000200315&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SIQUEIRA, Inajara Mills; SANTANA, Carla da Silva. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 1, p. 127–136, abr. 2010. DOI: 10.1590/S1413-65382010000100010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000100010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SOARES, Marcelo Luiz Medeiros. Produção do conhecimento sobre educação popular e audiologia na atenção primária. Revista CEFAC, v. 18, n. 3, p. 789–800, jun. 2016. DOI: 10.1590/1982-0216201618320415. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000300789&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SOUZA, Joana Belarmino de. Cegueira, Acessibilidade e Inclusão: Apontamentos de uma Trajetória. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 3, p. 564–571, set. 2018. DOI: 10.1590/1982-3703000092018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300564&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SOUZA, Napoliana; CARDOSO, Eduardo; PERRY, Gabriela Trindade. Limitações da Avaliação Automatizada de Acessibilidade em uma Plataforma de MOOCS: Estudo de Caso de uma Plataforma Brasileira. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 4, p. 603–616, dez. 2019. DOI: 10.1590/s1413-65382519000400005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400603&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SOUZA, Vânia Mendes de; MASCARENHAS, Vanessa Dourado et al. A inclusão de surdos no trânsito. Revista CEFAC, v. 18, n. 3, p. 677–687, jun. 2016. DOI: 10.1590/1982-0216201618317615. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000300677&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

SPOLIDORIO, Samira. MAPEANDO A TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL NO BRASIL. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 56, n. 2, p. 313–345, ago. 2017. DOI: 10.1590/010318138648885280741. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000200002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

VIANNA, William Barbosa; PINTO, Adilson Luiz. Deficiência, acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas: aspectos bibliométricos relevantes. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 2, p. 125–151, jun. 2017. DOI: 10.1590/1981-5344/2951. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362017000200125&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

WATAYA, Roberto Sussumu. O uso de leitores de tela no TelEduc. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, n. 19, p. 227–242, jun. 2006. DOI: 10.1590/S1414-32832006000100016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000100016&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

PORTE, M. de S.; ROCHA, J. D. T. Barreiras tecnológicas: um fator limitador na acessibilidade das pessoas com deficiência. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e32563, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.32563. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/32563. Acesso em: 29 mar. 2024.