A gestão democrática no Plano de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais

uma análise a partir do uso do software IRaMuTeQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.37294

Palavras-chave:

Gestão democrática, IRaMuTeQ, Instituto Federal

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia inovadora em pesquisa qualitativa utilizada numa pesquisa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Identificamos a apropriação do termo “gestão democrática” nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) dos Institutos Federais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, a partir de duas premissas: a primeira supõe que em uma instituição criada 20 anos após a Constituição Federal de 1988, o conceito de “gestão democrática” é exercido em sua totalidade e está presente em seu principal documento de planejamento institucional; a segunda é a de que o conceito traz a semântica diretamente relacionada com a dimensão política e pedagógica da gestão escolar, reforçando o tripé ensino, pesquisa e extensão. Tudo isso é resultado de uma instituição educacional comprometida com a formação cidadã e voltada para o mundo do trabalho. Para esta análise, utilizou-se o software IRaMuTeQ como ferramenta de apoio na análise de textos. Avaliou-se, também, a usabilidade da ferramenta para esta tarefa. Este estudo analisou os PDI de 38 Institutos Federais, publicados entre 2014 e 2020 em seus respectivos sites institucionais. A partir das técnicas de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise de Similitude e Análise Fatorial por Correspondência (AFC), buscou-se entender como o conceito gestão democrática está materializado e quais são as conexões lexicais nos documentos. Concluiu-se que os PDI são documentos importantes e refletem o entendimento da instituição a cerca do conceito de gestão democrática. As premissas se mostraram parcialmente verdadeiras. Quando foram analisadas as conexões lexicais, o conceito de gestão democrática se mostrou insipiente ou ainda desconectado de outros conceitos com os quais esperava-se dialogar. Esse resultado fomenta a necessidade de novas análises para compreender melhor o fenômeno. Também se confirmou, neste trabalho, o potencial de uso dos recursos técnicos do IRaMuTeQ como ferramenta metodológica em pesquisas qualitativas.

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Biografia do Autor

Silvani da Silva, Instituto Federal Catarinense, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Blumenau, SC, Brasil

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004). Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2017). Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC (Em andamento). Atualmente é pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC Campus São Francisco do Sul. Tem experiência na área de Educação em ambiente de privação de liberdade e Educação Profissional e Tecnológica.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Blumenau, SC, Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Docente permanente dos mestrados profissionais: Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Blumenau) e Tecnologia e Ambiente (Araquari). 

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Publicado

13-04-2022

Como Citar

SILVA, S. da; RIBEIRO, E. A. W. A gestão democrática no Plano de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais: uma análise a partir do uso do software IRaMuTeQ. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e37294, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.37294. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/37294. Acesso em: 3 dez. 2024.