Tecnologia, inovação e modelos de negócio nos jornais regionais portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55812

Palavras-chave:

Financiamento, Inovação, Jornalismo regional, Portugal, Tecnologia

Resumo

A inovação tecnológica desempenha um papel transformador nos media, perante os desafios da transição digital e a crise financeira do setor. Este artigo analisa o papel que a inovação ocupa nos jornais regionais portugueses e nos seus modelos de financiamento, através de uma abordagem qualitativa (entrevistas com os diretores de três jornais tradicionais e três nativos digitais). Os entrevistados veem o conceito de inovação interligado com a tecnologia, mas também incluem o modelo de negócio e a orientação editorial como possíveis focos de inovação. Contudo, os diretores dos jornais tradicionais demonstram algum ceticismo em relação à sustentabilidade do jornalismo digital, destacando a relevância financeira da sua edição impressa. Para os nativos digitais, o financiamento diversifica-se entre investimentos privados, bolsas de apoio, assinaturas digitais e doações. Os entrevistados mostram-se preocupados com a crise no setor e atentos aos desafios do digital, reforçando que estão a atravessar um momento de transição.

Downloads

Referências

ALVES, Cristiana. A Imprensa de Proximidade em Portugal: Estratégia editorial do papel às redes sociais. 2020. Dissertação de Mestrado – Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/103332. Acesso em: 12 fev. 2025.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Social representations theory: A progressive research programme for social psychology. Journal for the Theory of Social Behaviour, v. 38, n. 4, p. 335–353, 2008. DOI: 10.1111/j.1468-5914.2008.00374.x.

BOCZKOWSKI, Pablo; PEER, Limor. The mutual shaping of technology and society in videotex newspapers: Beyond the diffusion and social shaping perspectives. Information Society, v. 20, n. 4, p. 255–267, 2004. DOI: 10.1080/01972240490480947.

BONIXE, Luís. Práticas e modelos do jornalismo empreendedor em Portugal. Brazilian Journalism Research, v. 18, n. 3, p. 550–573, 2022. DOI: 10.25200/bjr.v18n3.2022.1494.

BREINER, James. The Economics of Accountability Journalism: What Price Is Right? International Symposium on Online Journalism, v. 6, n. 1, 2016. Disponível em: https://isoj.org/research/the-economics-of-accountability-journalism-what-price-is-right/. Acesso em: 12 fev. 2025.

CANAVILHAS, João. Nuevos medios, nuevo ecosistema. El Profesional de la Información, v. 24, n. 4, p. 357–357, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296529728.pdf.

CANAVILHAS, João. Produção automática de texto jornalístico com IA: contributo para uma história. Textual & Visual Media, v. 17, n. 1, p. 22–40, 2023. DOI: 10.56418/txt.17.1.2023.2.

CARDOSO, Gustavo; MENDONÇA, Susana; BALDI, Vania; LIMA QUINTANILHA, Tiago; PAISANA, Miguel; CALDEIRA PAIS, Pedro. Jornais regionais: A análise de perfis de utilização. Actividade, desafios e políticas públicas para o sector. [S. l.], 2018. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/16264. Acesso em: 12 fev. 2025.

CARDOSO, Gustavo; PAISANA, Miguel; PINTO-MARTINHO, Ana. Digital News Report Portugal 2022. [S. l.], 2022. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2022/06/DNRPT_2022_FINAL_14Jun.pdf. Acesso em: 12 fev. 2025.

CARVALHEIRO, José R.; MORAIS, Ricardo; RAMOS, Giovanni. Imprensa regional, meios digitais e a (nova) diáspora. Observatorio (OBS)*, v. 15, n. 3, 2021. DOI: 10.15847/obsOBS15320211714.

CHAN, Sewell. A Lost Decade: Policymakers Fiddled as Newsrooms Burned. Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 707, n. 1, p. 62–72, 2023. DOI: 10.1177/00027162231211424.

CHAVES, Liliane de Souza. Em busca de sustentabilidade: lições de empreendimentos luso-brasileiros de jornalismo independente fundados por jornalistas. 2021. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A crise do jornalismo tem solução? São Paulo, Brazil: Estação Das Letras E Cores Edi, 2019.

CHYI, Hsiang Iris; TENENBOIM, Ori. From Analog Dollars to Digital Dimes: A Look into the Performance of US Newspapers. Journalism Practice, v. 13, n. 8, p. 988–992, 2019. DOI: 10.1080/17512786.2019.1642793.

CORREIA, João Carlos; JERÓNIMO, Pedro; GRADIM, Anabela. Jornalistas da mídia local e o desafio digital. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Brasil, v. 26, 2021. DOI: 10.17058/redes.v26i0.16507.

COSTERA MEIJER, Irene; BIJLEVELD, Hildebrand. Valuable Journalism: Measuring news quality from a user’s perspective. Journalism Studies, v. 17, n. 7, p. 827–839, 2016. DOI: 10.1080/1461670x.2016.1175963.

CREECH, Brian; NADLER, Anthony. Post-industrial fog: Reconsidering innovation in visions of journalism’s future. Journalism, v. 19, n. 2, p. 182–199, 2018. DOI: 10.1177/1464884916689573.

DE MATEO, Rosário; BERGÉS, Laura; GARNATXE, Anna. Crisis, what crisis? The media: business and journalism in times of crisis. tripleC, v. 8, n. 2, p. 251–274, 2010. DOI: 10.31269/triplec.v8i2.212.

DOGRUEL, Leyla. Opening the Black Box: The conceptualising of media Innovation. In: STORSUL, Tanja; KRUMSVIK, Arne (ed.). Media Innovations. A Multidisciplinary Study of Change. Gothenburg, Sweden: Nordicom, 2013. p. 29–43.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Anabela (ed.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo, Brazil: Atlas, 2005. p. 62–83.

FLORES, Ana Marta. Innovation Journalism: A Multiple Concept. Brazilian Journalism Research, v. 13, n. 2, p. 156–179, 2017. DOI: 10.25200/bjr.v13n2.2017.970.

FOÀ, Chiara; CARDOSO, Gustavo. Modelos de Monetização do Valor Económico da Informação. In: CARDOSO, Gustavo; MAGNO, Catarina; MORAIS SOARES, Teresa; CRESPO, Marco (ed.). Modelos de Negócio e Comunicação Social. Legacy Media, Novos Media, “Telcos” e Start-Ups Jornalísticas. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2016. p. 355–399.

FONSECA, Ana Maria; DIZ, Henrique; DOS-SANTOS, Maria José. O crowdfunding como financiamento do jornalismo de investigação em Portugal. Palabra Clave, v. 19, n. 3, p. 893–918, 2016. DOI: 10.5294/pacla.2016.19.3.9.

FRANCIS, Dave; BESSANT, John. Targeting innovation and implications for capability development. Technovation, v. 25, n. 3, p. 171–183, 2005. DOI: 10.1016/j.technovation.2004.03.004.

GARCÍA-AVILÉS, José-Alberto. Review article: Journalism innovation research, a diverse and flourishing field (2000-2020). Profesional de La Informacion, v. 30, n. 1, p. 1–33, 2021. DOI: 10.3145/epi.2021.ene.10.

GODINHO, Rui; PEREIRA, Cláudia. O Digital e os Media Locais: Proximidade ou afastamento? In: JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, José C. (ed.). O Pulsar da Proximidade nos Media e no Jornalismo. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2020. p. 65–82.

GONÇALVES, Adriana. A adaptação da imprensa regional aos dispositivos móveis. In: JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, José C. (ed.). O Pulsar da Proximidade nos Media e no Jornalismo. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2020. p. 83–102.

GONÇALVES, Adriana; MORAIS, Ricardo. Can automated news help local journalism? An exploratory study in Portugal. In: JERÓNIMO, Pedro (ed.). Local Journalism, Global Challenges: News Deserts, Infodemic and the Vastness in Between. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2024. p. 33–56.

GRANADO, António; SILVA, Dora Santos; VICENTE, Paulo Nuno. Inovação nos media e nas indústrias criativas limítrofes – uma introdução. Media & Jornalismo, v. 20, n. 36, p. 5–9, 2020.

HESS, Kristy. Making connections: “Mediated” social capital and the small-town press. Journalism Studies, v. 16, n. 4, p. 482–496, 2015. DOI: 10.1080/1461670x.2014.922293.

IHLSTRÖM ERIKSSON, Carina; AKESSON, Maria; LUND, Jesper. Designing ubiquitous media services: Exploring the two-sided market of newspapers. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, v. 11, n. 3, p. 1–19, 2016. DOI: 10.4067/s0718-18762016000300002.

JENKINS, Joy; NIELSEN, Rasmus Kleis. The digital transition of local news. [S. l.], 2017. Disponível em: https://www.digitalnewsreport.org/publications/2018/digital-transition-local-news/. Acesso em: 4 nov. 2024.

JERÓNIMO, Pedro. Ciberjornalismo de Proximidade: Redações, Jornalistas e Notícias Online. Covilhã, Portugal: Livros LabCom, 2015.

JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João Carlos (ed.). O Pulsar da Proximidade nos Media e no Jornalismo. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2020.

JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João Carlos; GRADIM, Anabela. Are We Close Enough? Digital Challenges to Local Journalists. Journalism Practice, v. 16, p. 813–827, 2022. DOI: 10.1080/17512786.2020.1818607.

MEYER, Philip. The Vanishing Newspaper: Saving Journalism in the Information Age. 2. ed. Columbia: University of Missouri Press, 2009.

MORAIS, Ricardo; JERÓNIMO, Pedro. Platformization of News, Authorship, and Unverified Content: Perceptions around Local Media. Social Sciences, v. 12, p. 200, 2023. DOI: 10.3390/socsci12040200.

MORAIS, Ricardo; JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João. Jornalismo na Região Centro: Trabalho, Tecnologia e Negócio. Covilhã: LabCom Books, 2020.

MOTA, Dora. A Erosão da Proximidade: Questões e Desafios do Jornalismo Local na Sociedade Contemporânea. Comunicação & Sociedade, v. 44, e023027, 2023. DOI: 10.17231/comsoc.44(2023).4744.

NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; ROBERTSON, Craig T.; ROSS ARGUEDAS, Amy; NIELSEN, Rasmus Kleis. Digital News Report 2024. [S. l.], 2024. DOI: 10.60625/risj-vy6n-4v57.

OHLSSON, Jonas; FACHT, Ulrika. Ad Wars: Digital Challenges for Ad-Financed News Media in the Nordic Countries. Gothenburg: Nordicom - University of Gothenburg, 2017.

ÖRNEBRING, Henrik. Technology and Journalism-as-Labour: Historical Perspectives. Journalism, v. 11, n. 1, p. 57–74, 2010. DOI: 10.1177/1464884909350644.

PASCHEN, Ulrich; PITT, Christe; KIETZMANN, Jan. Artificial intelligence: building blocks and an innovation typology. Business Horizons, v. 63, n. 2, p. 147–155, 2020.

PAULUSSEN, Steve. Innovation in the newsroom. In: THE SAGE Handbook of Digital Journalism. London, UK: SAGE Publications, 2016. p. 192–206.

PAVLIK, John. The impact of technology on journalism. Journalism Studies, v. 1, n. 2, p. 229–237, 2000. DOI: 10.1080/14616700050028226.

PAVLIK, John V. Innovation and the Future of Journalism. Digital Journalism, v. 1, n. 2, p. 181–193, 2013. DOI: 10.1080/21670811.2012.756666.

POSETTI, Julie. Time to step away from the ‘bright, shiny things’? Towards a sustainable model of journalism innovation in an era of perpetual change. [S. l.], 2018. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2018-11/Posetti_Towards_a_Sustainable_model_of_Journalism_FINAL.pdf. Acesso em: 26 set. 2024.

QUINTANILHA, Tiago; PAISANA, Miguel; CARDOSO, Gustavo. A imprensa regional portuguesa como pequeno bastião da imprensa tradicional no país. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, v. 50, p. 141–161, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/17485. Acesso em: 12 fev. 2025.

RAMOS, Giovanni. O público como fonte de receita: estratégias de disponibilização de conteúdos de jornais digitais. Estudos Em Comunicação, v. 33, p. 24–41, 2021.

RAMOS, Giovanni; GRUPILLO, Aline. Jornalismo regional em novas plataformas. In: JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João Carlos (ed.). O pulsar da proximidade nos media e no jornalismo. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2020. p. 31–46.

REIS, Thays Assunção. Paywall as a business model: an analysis of the largest Brazilian newspapers. Estudos Em Comunicação, v. 1, n. 28, p. 81–92, 2019. DOI: 10.25768/fal.ec.n28.a04.

SIXTO-GARCÍA, José; LÓPEZ-GARCÍA, Xosé. Innovative Innovation in Journalism. Journalism, 2023. DOI: 10.1177/14648849231219359.

SJØVAAG, Helle; OWREN, Thomas. The Non-Substitutability of Local News? Advertising and the Decline of Journalism’s Umbrella Market Model. Nordicom Review, v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.2478/nor-2021-0001.

SOARES, Simaria de Jesus. Pesquisa Científica: Uma Abordagem sobre o Método Qualitativo. Revista Ciranda, v. 3, n. 1, p. 1–13, 2019.

STAKE, Robert E. A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,

2009.

STEENSEN, Steen. Online Journalism and the Promises of New Technology: A Critical Review and Look Ahead. Journalism Studies, v. 12, n. 3, p. 311–327, 2011. DOI: 10.1080/1461670x.2010.501151.

TEIXEIRA, Lina Moscoso; JORGE, Ana. Plataformas de Financiamento Coletivo na Economia Política dos Média Alternativos. Comunicação e Sociedade, v. 39, 2021.

TENGARRINHA, José. Nova História da Imprensa: Das Origens a 1865. 1. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2013.

WEISS, Amy Schmitz; DOMINGO, David. Innovation Processes in Online Newsrooms as Actor-Networks and Communities of Practice. New Media and Society, v. 12, n. 7, p. 1156–1171, 2010. DOI: 10.1177/1461444809360400

Downloads

Publicado

23-02-2025

Como Citar

SILVA, Marta Santos; GONÇALVES, Adriana; MORAIS, Ricardo. Tecnologia, inovação e modelos de negócio nos jornais regionais portugueses. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e55812, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.55812. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/55812. Acesso em: 10 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 85

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.