Editorial
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.1-1Mots-clés :
Linguagem, Tecnologia, Educação, Semiótica, Sistemas de InformaçãoRésumé
Este número da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia dedica-se à área de Humanas, em especial a grande área Linguística Letras e Artes.
No entanto, a seção Educação e Tecnologia vem com mais força que as demais, desta vez com três artigos dedicados ao uso de tecnologias digitais no ensino. Jaiza Helena Moisés Fernandes, com o artigo"SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: LETRAMENTOS MÚLTIPLOS DE PROFESSORES E ALUNOS" apresenta um bem sucedido caso de utilização do Linux educacional 3.0 numa escola do Ceará. Leila de Almeida Castillo Iabel discute a resistência de professores e educadores no uso de Tecnologias da Informação em suas atividades docentes, no artigo "RELAÇÕES DE ENSINÂNCIA E APRENDÊNCIA ATRAVÉS DO USO DAS TIC'S".
Gonzalo Abio, na mesma seção, apresenta uma visão panorâmica e comentada das diretrizes do livro didático no Brasil, no artigo "UN ANÁLISIS PRELIMINAR DE LAS ACTIVIDADES TIC PRESENTES EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS ESCOGIDOS POR LOS PNLD 2011 Y 2012 PARA LA ENSEÑANZA DE E/LE A BRASILEÑOS". O artigo foi vertido para o português por Vanderlei Machado e publicado na seção Vindo de Outras Trilhas (Traduções)".
A ferramenta Wiki e o trabalho de produção colaborativa de textos é o foco da seção produção Textual e Tecnologia, no artigo "A FERRAMENTA WIKI: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA PRESENCIAL", assinado por Andriza Machado Becker.
Finalmente, Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz, na seção Semiótica e Tecnologia, discute a relação entre espaço e corpo no que diz respeito às novas formas de divulgação de espetáculos de dança pela internet, no artigo "A DANÇA EM CENA: DO PALCO À TELA DO COMPUTADOR: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA".
Convidamos a todos a refletir conosco essas importantes questões.
Ana Cristina Fricke Matte
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.