Casey Heynes: estudo semiótico de um caso de bullying registrado em vídeo

Auteurs

  • Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz UFMG
  • Daniervelin Renata Marques Pereira doutoranda pela Universidade de São Paulo.
  • Paulo Henrique Serrano Universidade Federal da Paraíba

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.13-24

Mots-clés :

Bullying. Semiótica francesa. Audiovisual. Paixões.

Résumé

O registro audiovisual de um conflito entre estudantes australianos, Casey Heynes (http://www.youtube.com/watch?v=eyVilspkzBg), ficou conhecido mundialmente por meio da difusão em sites de compartilhamento de vídeos. As imagens apresentam a agressão a um estudante que reage subitamente, e, com uma força inesperada, derruba o agressor. As imagens impressionaram o mundo e levantaram uma importante discussão nas escolas, alertando pais e professores sobre um tipo de violência conhecida como bullying. Neste trabalho, analisa-se, sob a perspectiva da semiótica de linha francesa, o acontecimento como sequência de ações e reações que constroem diferentes sentidos no processo enunciativo. A partir da investigação do plano do conteúdo, privilegiamos o nível narrativo do percurso gerativo de sentido, especialmente o percurso da paixão. Dessa forma, pela confrontação entre sujeito agressor e sujeito agredido na relação homem-mundo, vislumbram-se percursos passionais em que se pode tangenciar, pelas categorias aspectuais, as gradações que particularizam o bullying no vídeo citado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz, UFMG

Doutoranda em Estudos Linguisticos na Linha Linguagem eTecnologia da Pós-Lin FALE-UFMG

Daniervelin Renata Marques Pereira, doutoranda pela Universidade de São Paulo.

Mestre em Linguística Aplicada pela Pós-graduação da Faculdade de Letras-UFMG e Doutoranda em LInguistica pela USP.

Paulo Henrique Serrano, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Estudos Linguisticos na Linha Linguagem e Tecnologia pela Pos-Lin FALE-UFMG

Références

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Trad. Grupo CASA. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e Significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien. Conditions d'une sémiotique du monde naturel. In: Langages, 3e année, n° 10. Pratiques et langages gestuels, 1968, p. 3-35. Disponível em: http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458-726x_1968_num_3_10_2546. Acesso em 26 de novembro de 2011.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e ciências sociais. São Paulo: Cultrix, 1981.

GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.

HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. 1 v. CD-ROM.

LARA, Glaucia Muniz Proença; MATTE, Ana Cristina Fricke. Ensaios de Semiótica: Aprendendo com o texto. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2009.

PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.

Téléchargements

Publiée

16-04-2012

Comment citer

DINIZ, I. C. V. C.; PEREIRA, D. R. M.; SERRANO, P. H. Casey Heynes: estudo semiótico de um caso de bullying registrado em vídeo. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 13–24, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.13-24. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16605. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Analyse de la communication sémiotique