REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis

Autores

  • André Ricardo Barbosa Duarte Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Vera Lúcia Alves Ferreira de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alexandre Willian Barbosa Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Trabalho docente

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica e promover uma discussão acerca das influências e dos resultados dos ajustamentos macroeconômicos e da ascensão do modelo regulatório supranacional e do Estado-avaliador na concepção das políticas públicas educacionais do Estado brasileiro nos últimos 20 anos. Pretende ainda discutir como a intervenção de valores performativos e gerenciais oriundos de uma ética típica dos mercados e difundida pelas agências econômicas multilaterais (Banco Mundial, BID, BIRD) tem influenciado a construção das políticas educacionais, o cotidiano das instituições escolares e os trabalhadores docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ricardo Barbosa Duarte, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrando em educação pela Universidade do Estado de minas Gerais. Graduado em História - Bacharelado / Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Pós-graduado em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-graduando em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente é bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e tutor presencial do curso de pedagogia da Universidade Federal de Ouro preto/Centro de Educação Aberta e a Distância.

Vera Lúcia Alves Ferreira de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Alexandre Willian Barbosa Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Ciências Sociais, Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, é Assistente de Pesquisa do Grupo de Estudos Sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente - Fae/UFMG

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

BARBOSA DUARTE, A. R.; FERREIRA DE BRITO, V. L. A.; BARBOSA DUARTE, A. W. REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 101–111, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.