O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil

Autores/as

  • Afonso Soares de Oliveira Sobrinho FADISP

Palabras clave:

Globalização. Neoliberalismo. Políticas de Educação.

Resumen

O processo atual da globalização econômica se traduz em mais desigualdade social em especial para os países periféricos, inclusive o Brasil, pela adoção do modelo neoliberal. As políticas públicas de educação passam pelo controle do poder econômico sobre o político que se traduz no aumento do capital privado nacional e estrangeiro no ensino, precarização do trabalho, prevalência da mais-valia absoluta, adoção de apostilas no ensino básico, e políticas sociais assistencialistas. As novas tecnologias não têm cumprido uma função educativa e são, na verdade, instrumentos de informações para o consumo, de banalização da violência e de coisificação das pessoas, gerando uma deformação social desde a infância até a vida adulta. Faz-se urgente uma mudança de paradigma por parte do Estado de São Paulo por meio de uma educação que permita a emancipação humana e a transformação social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Afonso Soares de Oliveira Sobrinho, FADISP

Doutorando em Direito pela Fadisp. Mestre em Políticas Sociais pela Unicsul. Advogado.

Publicado

2012-09-11

Cómo citar

OLIVEIRA SOBRINHO, A. S. de. O NEOLIBERALISMO E A CRISE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO NA ATUALIDADE / The neo-liberalism and educational crisis today in the State of São Paulo, Brazil. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 113–129, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8733. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

> >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.