SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA

Autores

  • Epitácio Macário CEFET-MG

Palavras-chave:

Trabalho, Educação Ontologia

Resumo

Este ensaio objetiva mostrar o princípio educativo do trabalho e partir de uma análise ontológica. A exploração da categoria trabalho demonstra que este comporta sempre dois tipos de teleologias: primárias e secundárias. Aquelas ligadas à natureza; estas dirigidas ao próprio homem. Conclui-se, portanto, que o trabalho cria o mundo objetivo e subjetivo simultaneamente e, ao engendrar a subjetividade, desencadeia, no ser do trabalho, um processo educativo-formativo. Logo, constitui, em-si, princípio educativo.

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Biografia do Autor

Epitácio Macário, CEFET-MG

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Economia Política e Filosofia do Trrabalho na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

URL: www.cetros.blogspot.com

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Como Citar

MACÁRIO, E. SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 5, p. 80–97, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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