Farelo de algaroba em suplementos para cordeiros em pastejo de capim Urocloa (Urochloa mosambicensis): Consumo de matéria seca e nutrientes
Palavras-chave:
Desempenho. Ganho de peso. Matéria seca.Resumo
Objetivou-se avaliar o efeito dos níveis de substituição do milho pelo farelo de algaroba (FA) (10; 35; 60 e 85% na base da matéria natural) em suplementos para cordeiros recriados em pastagem diferida de capim Urocloa. O experimento foi conduzido no Centro de pesquisa em caprinos e ovinos do semiárido em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foram utilizados 25 cordeiros mestiços Santa Inês x Dorper, não castrados, com peso corporal inicial (PCI) de 23,15 ± 2,54 kg e aproximadamente 120 dias de idade. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições, sendo cada animal uma repetição. Após um período de adaptação de 15 dias, iniciou-se o período experimental que foi de 60 dias divididos em quatro períodos experimentais com 15 dias. Os tratamentos foram constituídos pelo controle (proteinado) e suplementos contendo diferentes níveis de FA em substituição ao milho, fornecidos a 1,5 % do peso corporal de animais consumindo forragem sob pastejo diferido de capim Urocloa. Os consumos de matéria seca total e demais nutrientes foram superiores (P<0,05) em todos os animais recebendo suplementos concentrados, independentemente dos níveis de substituição do milho pela algaroba, em comparação aos animais recebendo apenas o suplemento proteinado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.