Métodos físicos e químicos no controle microbiano de esponjas de Poliuretano usadas em unidades de alimentação de Montes Claros, MG
Palavras-chave:
Esponjas de poliuretano. Contaminação microbiológicaResumo
As esponjas utilizadas na limpeza de utensílios e superfícies oferecem condições favoráveis para o crescimento de microrganismos por apresentarem resíduos alimentares e umidade, podendo tornar-se veículo de contaminação cruzada por transferirem microrganismos patogênicos e/ou deteriorantes das superfícies para os alimentos. Este estudo objetivou avaliar a eficiência de métodos químicos e físicos na descontaminação microbiológica de esponjas utilizadas na higienização dos utensílios e equipamentos de unidades de alimentação. Dez esponjas naturalmente contaminadas foram coletadas e levadas ao laboratório. Essas esponjas foram divididas em quatro partes, sendo que uma das partes foi submetida à análise inicial dos microrganismos presentes e as demais partes foram submetidas aos tratamentos: fervura por cinco minutos, soluções de hipoclorito de sódio a 100 e 200 mg.L-1 por 15 minutos. As análises foram realizadas quanto à presença de bactérias mesófilas aeróbias (MA), coliformes a 45 °C (CF) e fungos filamentosos e leveduras (FL). Os resultados demonstram que os três tratamentos reduziram a contagem inicial dos microrganismos, porém, a fervura foi mais eficaz com redução de 8,64 log UFC/esponja para MA, 5,62 log UFC/esponja para CF e 7,7 log UFC/esponja para FL quando comparado à carga microbiana inicial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.