Número de folhas por planta e ponto de colheita para produção de mini melão Cantaloupe

Autores

  • Eduardo Pradi Vendruscolo Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás. http://orcid.org/0000-0002-3404-8534
  • Leandro dos Santos Montelo Centro Universitário de Goiás Uni-ANHANGUERA
  • Angélica Pires Batista Martins Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás.
  • Luiz Fernandes Cardoso Campos Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás.
  • Leandra Regina Semensato Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás.
  • Alexsander Seleguini Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás.

Palavras-chave:

Cucumis melo L.. Mini frutos. Nicho de mercado. Melão nobre

Resumo

A alteração dos hábitos de consumo é acompanhada pela mudança estrutural das famílias nos últimos anos. O aparecimento de famílias cada vez menores influi na procura por porções menores de alimento. Neste contexto, observa-se a formação de um novo nicho de mercado, o de mini frutos. Assim, o objetivo do estudo foi definir o melhor número de folhas conduzidas acima do ramo frutífero (cinco, dez e quinze folhas) e o momento de colheita (colhido e coletado após a queda) mais apropriado à produção de mini melões Cantaloupe em vasos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2, com quatro repetições. Os frutos obtidos foram avaliados quanto à massa, comprimento, largura, razão entre largura e comprimento, espessura de casca, espessura de polpa, espessura do halo verde da polpa, diâmetro da cavidade interna e sólidos solúveis totais. Observou-se que os tratamentos influenciaram todas as variáveis avaliadas, com exceção da razão entre comprimento e largura dos frutos e espessura do halo verde da polpa. Maiores números de folhas conduzidas proporcionaram a produção de frutos maiores, com maiores espessuras de polpa e casca, maior largura e teores de sólidos solúveis totais mais elevados, enquanto que frutos coletados apresentaram maior comprimento e menor diâmetro da cavidade interna. Concluiu-se que, para as condições experimentais, a condução de plantas com quinze folhas e colheita realizada com o fruto ainda fixo é recomendada para a produção de mini melões Cantaloupe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLEINROTH, E. W. Determinação do ponto de colheita. In: GORGATTI NETO, A. et al. Melão para a exportação: procedimentos de colheita e pós-colheita. Brasília: Embrapa, 1994. 37 p.

EMBRAPA. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3. ed. Brasília: Embrapa, 2013. 353 p.

IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Tabela 229 – Famílias residentes em domicílios particulares por tipo de família, situação do domicílio e número de componentes das famílias. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl1.asp?c=229&n=0&u
=l0&z=cd&o=15&i=P>. Acesso em: 23 de jul. de 2016.

MEDEIROS, J. D. et al. Produção de melão Cantaloupe influenciado por coberturas do solo, agrotêxtil e lâminas de irrigação. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 25, n. 4, p. 538-543, 2007.

MEDEIROS, L. S. et al. Primeiro ciclo de seleção massal na população PM3 de melão (Cucumis melo L). Revista Verde, Pombal, v. 10. , n. 4, p. 21-27, 2015.

QUEIROGA, F. M. D. et al. Produção e qualidade de frutos de melão Harper em função de doses de boro. Agropecuária Científica no Semiárido, Patos, v. 9, n. 3, p. 87-93, 2013.

QUEIROGA, R. C. F. et al. Produtividade e qualidade de frutos de meloeiro variando número de frutos e de folhas por planta. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 26, n. 2, p. 209-215, 2008.

SALES JÚNIOR, R. et al. Qualidade do melão exportado pelo porto de Natal. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 22, n. 1, p. 98-100, 2004.

SANTANA, L. D. A. et al. Altas densidades de plantio na cultura do abacaxi cv. Smooth Cayenne, sob condições de sequeiro. Revista Brasileira de Fruticultura, Brasília, v. 23, n. 2, p. 353-358, 2001.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Vendruscolo, E. P., Montelo, L. dos S., Martins, A. P. B., Campos, L. F. C., Semensato, L. R., & Seleguini, A. (2016). Número de folhas por planta e ponto de colheita para produção de mini melão Cantaloupe. Caderno De Ciências Agrárias, 8(3), 22–27. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2919

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS