Número de folhas por planta e ponto de colheita para produção de mini melão Cantaloupe
Palavras-chave:
Cucumis melo L.. Mini frutos. Nicho de mercado. Melão nobreResumo
A alteração dos hábitos de consumo é acompanhada pela mudança estrutural das famílias nos últimos anos. O aparecimento de famílias cada vez menores influi na procura por porções menores de alimento. Neste contexto, observa-se a formação de um novo nicho de mercado, o de mini frutos. Assim, o objetivo do estudo foi definir o melhor número de folhas conduzidas acima do ramo frutífero (cinco, dez e quinze folhas) e o momento de colheita (colhido e coletado após a queda) mais apropriado à produção de mini melões Cantaloupe em vasos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2, com quatro repetições. Os frutos obtidos foram avaliados quanto à massa, comprimento, largura, razão entre largura e comprimento, espessura de casca, espessura de polpa, espessura do halo verde da polpa, diâmetro da cavidade interna e sólidos solúveis totais. Observou-se que os tratamentos influenciaram todas as variáveis avaliadas, com exceção da razão entre comprimento e largura dos frutos e espessura do halo verde da polpa. Maiores números de folhas conduzidas proporcionaram a produção de frutos maiores, com maiores espessuras de polpa e casca, maior largura e teores de sólidos solúveis totais mais elevados, enquanto que frutos coletados apresentaram maior comprimento e menor diâmetro da cavidade interna. Concluiu-se que, para as condições experimentais, a condução de plantas com quinze folhas e colheita realizada com o fruto ainda fixo é recomendada para a produção de mini melões Cantaloupe.Referências
EMBRAPA. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3. ed. Brasília: Embrapa, 2013. 353 p.
IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Tabela 229 – Famílias residentes em domicílios particulares por tipo de família, situação do domicílio e número de componentes das famílias. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl1.asp?c=229&n=0&u
=l0&z=cd&o=15&i=P>. Acesso em: 23 de jul. de 2016.
MEDEIROS, J. D. et al. Produção de melão Cantaloupe influenciado por coberturas do solo, agrotêxtil e lâminas de irrigação. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 25, n. 4, p. 538-543, 2007.
MEDEIROS, L. S. et al. Primeiro ciclo de seleção massal na população PM3 de melão (Cucumis melo L). Revista Verde, Pombal, v. 10. , n. 4, p. 21-27, 2015.
QUEIROGA, F. M. D. et al. Produção e qualidade de frutos de melão Harper em função de doses de boro. Agropecuária Científica no Semiárido, Patos, v. 9, n. 3, p. 87-93, 2013.
QUEIROGA, R. C. F. et al. Produtividade e qualidade de frutos de meloeiro variando número de frutos e de folhas por planta. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 26, n. 2, p. 209-215, 2008.
SALES JÚNIOR, R. et al. Qualidade do melão exportado pelo porto de Natal. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 22, n. 1, p. 98-100, 2004.
SANTANA, L. D. A. et al. Altas densidades de plantio na cultura do abacaxi cv. Smooth Cayenne, sob condições de sequeiro. Revista Brasileira de Fruticultura, Brasília, v. 23, n. 2, p. 353-358, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.