Copo Meio Cheio ou Copo Meio Vazio? Estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa.

Autores

  • Pedro Marcos Roma de Castro Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Universidade de São Paulo (USP)
  • Geciane Silveira Porto Universidade de São Paulo (USP) campus de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Estágio Pós-doutoral, produção científica, gestão educacional

Resumo

Foram analisadas publicações sobre o tema da capacitação pós-doutoral nas bases do Web of Science, Proquest, Scielo e portal periódicos CAPES, os resultados da revisão da literatura colocam o Brasil como sendo o possível agente de fronteira neste campo investigativo. Apesar das amostras com organizações universitárias diversificadas, encontraram-se resultados similares entre elas, resultados estes nos quais a variável tempo de carreira docente emerge como principal fator explicativo à transferência pós-doutoral positiva sobre a produção científica e tecnológica. Nesta revisão observa-se que quanto ao marco teórico todos os estudos, sem exceções, convergem para enxergar o fenômeno pós-doutoral à luz da Gestão do Conhecimento e nesta revisão crítica apresenta-se questionamentos sobre os aspectos cruciais do ponto de vista teórico e metodológico para estudo do fenômeno pós-doutoral, entretanto também há uma visão otimista e promissora acerca deste campo de investigação.

Biografia do Autor

  • Pedro Marcos Roma de Castro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Universidade de São Paulo (USP)
    Psícologo pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em Administração de Ciência, Tecnologia e Educação Superior pela Universidade de São Paulo (USP)
  • Geciane Silveira Porto, Universidade de São Paulo (USP) campus de Ribeirão Preto
    Doutora em Administração, Livre docente, professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Campus de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Copo Meio Cheio ou Copo Meio Vazio? Estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa. (2023). Educação Em Revista , 32(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21236

Artigos Semelhantes

31-40 de 78

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.