A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social
Palavras-chave:
Desenvolvimento Rural, Educação, FAO, Organismos Internacionais, Educação Rural.Resumo
A FAO, agência da ONU em alimentação e agricultura, atua com expressividade nos programas de governo de combate à fome e de desenvolvimento rural no Brasil, bem como, em países da América Latina, Caribe e África. Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa que apresentou como objeto de estudo a relação entre a proposta desenvolvimento rural FAO e os princípios educativos defendidos por esta agência, nos anos 1950 e a partir de 2005. O estudo foi realizado por meio de fontes secundárias e primárias e apontamos como síntese das conclusões que, assim como nos anos 1950, e coerentemente com a metodologia da FAO de constituição de consensos sociais em torno das propostas de desenvolvimento rural e educativa, atualmente são lançadas bandeiras de lutas que aglutinam setores sociais antagônicos, em torno de uma proposta que promove a inserção subordinada das populações do campo à lógica do mercado.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.