Formação de educadores na interface educação superior - educação do campo: análise a partir da experiência na UNIOESTE

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação do Campo, Regime de Alternância, Inclusão de setores populares

Resumo

  Analisa o percurso e a efetividade dos cursos de graduação em alternância para formação de educadoras e educadores do campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com foco na inserção e permanência dos setores populares na Universidade pública. A elaboração tem como referencial empírico as experiências dos cursos de Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura em Educação do Campo, concretizadas entre 2004 - 2017 na Unioeste e que promoveram a formação de 137 estudantes. Além das experiências, a análise voltou-se para as Monografias elaboradas nos cursos que, ao tratar de questões da realidade de inserção dos estudantes-pesquisadores evidenciam a relação entre Educação Superior e Educação Básica do Campo a partir da formação de educadores. As experiências formativas analisadas imprimem contribuições na ressignificação da função social da Universidade que incidem no redimensionamento do acesso, do conteúdo e da forma na Educação Superior em sua interface com a Educação do Campo.  

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alelx Verdério, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

      Fast traslate   Icon translate  

 

 

Janaine Zdebski da silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

      Fast traslate   Icon translate  

 

 

João Carlos de Campos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

      Fast traslate   Icon translate  

 

 

Valter de Jesus Leite, Universidade Estadual de Maringá (UEM

      Fast traslate   Icon translate  

 

 

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Verdério, A., Zdebski da silva, J., Carlos de Campos, J., & de Jesus Leite, V. (2021). Formação de educadores na interface educação superior - educação do campo: análise a partir da experiência na UNIOESTE. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/32650

Edição

Seção

Artigos