Formação de educadores na interface educação superior - educação do campo: análise a partir da experiência na UNIOESTE

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação do Campo, Regime de Alternância, Inclusão de setores populares

Resumo

  Analisa o percurso e a efetividade dos cursos de graduação em alternância para formação de educadoras e educadores do campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com foco na inserção e permanência dos setores populares na Universidade pública. A elaboração tem como referencial empírico as experiências dos cursos de Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura em Educação do Campo, concretizadas entre 2004 - 2017 na Unioeste e que promoveram a formação de 137 estudantes. Além das experiências, a análise voltou-se para as Monografias elaboradas nos cursos que, ao tratar de questões da realidade de inserção dos estudantes-pesquisadores evidenciam a relação entre Educação Superior e Educação Básica do Campo a partir da formação de educadores. As experiências formativas analisadas imprimem contribuições na ressignificação da função social da Universidade que incidem no redimensionamento do acesso, do conteúdo e da forma na Educação Superior em sua interface com a Educação do Campo.  

 

 

Biografia do Autor

  • Alelx Verdério, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

          Fast traslate   Icon translate  

     

     

  • Janaine Zdebski da silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

          Fast traslate   Icon translate  

     

     

  • João Carlos de Campos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

          Fast traslate   Icon translate  

     

     

  • Valter de Jesus Leite, Universidade Estadual de Maringá (UEM

          Fast traslate   Icon translate  

     

     

Publicado

2021-03-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação de educadores na interface educação superior - educação do campo: análise a partir da experiência na UNIOESTE. (2021). Educação Em Revista , 37(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/32650

Artigos Semelhantes

1-10 de 1328

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.