FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE
CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS
Palavras-chave:
formação inicial, formação continuada, curso de Pedagogia, narrativas, pesquisa (auto)biográficaResumo
O presente artigo socializa pesquisa que teve como objetivo refletir sobre concepções e práticas de formação docente, tematizando possíveis contribuições das narrativas (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial de professoras/es, desenvolvida no curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo, e da formação continuada, no contexto de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da região metropolitana onde se insere a referida universidade. Foram levantadas as seguintes questões: como se delineiam concepções e práticas de formação inicial e continuada de professoras/es nos contextos de desenvolvimento da pesquisa? Quais as possíveis contribuições da elaboração e partilha de narrativas (auto)biográficas em processos de formação inicial e continuada? O que as narrativas revelem de imagens da docência e saberes (re)construídos ao longo da trajetória de vida e formação por estudantes do curso de Pedagogia e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental? O referencial teórico-metodológico foi tecido no diálogo entre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica e os estudos nosdoscom os cotidianos escolares, em um caminho que incluiu um inventário das práticas, memórias e políticas da formação de professoras/es, nos contextos de realização da pesquisa, e desenvolvimento de práticas de formação, ancoradas na abordagem narrativa (auto)biográfica em turmas de estágio supervisionado e nas escolas envolvidas. O desenvolvimento da pesquisaformaçãoreafirma a potência da produção de saberes que se dá no encontro e no diálogo entre universidade e escola, bem como o papel das narrativas (auto)biográficas na mediação de um caminho reflexivo de partilha e construção coletiva do conhecimento pedagógico.
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