DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

Palavras-chave:

ensino de química, conhecimento pedagógico do conteúdo, formação inicial de professores, estágio supervisionado

Resumo

O presente estudo tem como foco de investigação o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química, no contexto do Estágio Supervisionado. Nosso objetivo residiu em identificar e caracterizar os conhecimentos desenvolvidos pela licencianda sob a perspectiva do PCK ao planejar e implementar atividades de ensino no estágio de regência. Durante esse processo, as discussões com a licencianda foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base na análise textual discursiva. Em seguida, interpretamos as categorias emergentes com base no modelo de Shulman sobre o PCK e em outros modelos que dele se desdobraram. Os resultados encontrados revelam que durante o planejamento, o PCK foi mobilizado tendo como ponto de partida o conhecimento do conteúdo, que sustentou a mobilização de outros conhecimentos da base, como o pedagógico geral e o de contexto, de acordo com os seus propósitos de ensino, as características das estratégias de ensino adotadas e as situações de ensino já vivenciadas com os alunos. Após as aulas serem ministradas, percebemos que ocorrereu a ampliação do PCK da licencianda por meio de um processo reflexivo que deu origem a cinco categorias: Aprendizagem, Participação, Planejamento, Interação professor-aluno e Mediação Pedagógica do Conteúdo, que entendemos representar aspectos que já faziam parte do seu PCK e que se ampliaram por meio da validação da própria prática. Defendemos, portanto, que o desenvolvimento do PCK, neste caso, ocorreu de forma intermediária entre o modelo integrativo e o transformativo proposto por Gess-Newsome (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Arrigo, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ensino de Ciências/Química pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaboradora do Departamento de Química da mesma instituição. Londrina, PR - Brasil.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor associado ao Departamento de Biologia Geral da mesma instituição. Londrina, PR - Brasil.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do Departamento de Química da mesma instituição. Londrina, PR - Brasil.

Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora adjunta do Departamento de Química da mesma instituição. Ponta Grossa, PR - Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos