ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR ÀS CRIANÇAS COM CÂNCER EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • EMANUELLE DA SILVA ERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento, pedagogia hospitalar, crianças com câncer

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar o acompanhamento pedagógico hospitalar realizado no setor de oncologia de um hospital público do Recife no que se refere às crianças em processo de alfabetização. Os objetivos específicos são verificar o conhecimento dos pais e professoras da oncologia sobre as leis que asseguram a continuidade do processo ensino-aprendizagem no ambiente hospitalar; analisar se e como ocorre a relação entre a escola e as professoras da oncologia no processo de alfabetização das crianças; averiguar as ações do pedagogo no atendimento hospitalar no setor de oncologia. Realizamos pesquisa com abordagem qualitativa utilizando como ferramentas de coleta de dados, observações e entrevistas semiestruturadas. Através do estudo, foi possível constatar que o acesso à pedagogia hospitalar proporciona a criança e ao adolescente em situação de hospitalização, não só a continuidade do processo de escolarização, mas oferece perspectiva de futuro, contribui para a tão almejada cura, para o prosseguimento de projetos de vida. Ressaltamos a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas que visem contribuir com a continuidade do processo ensino-aprendizagem das crianças em tratamento, em especial às que estão em processo de alfabetização.

Biografia do Autor

  • EMANUELLE DA SILVA ERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Mestranda em Educação PPGEDU/UFPE pela linha de pesquisa Educação e Linguagem. Pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar (2021). Fez parte do programa de Residência Pedagógica (CAPES), do subprojeto: Práticas de Letramento para Surdos na Perspectiva Bilíngue (2019). Tem interesse na área da educação, com ênfase na Pedagogia Hospitalar e em estudos relacionados as vertentes da linguagem no que tange as práticas de Alfabetização e Letramento. Atualmente desenvolve estudo sobre o Acompanhamento Pedagógico Hospitalar às Crianças com Câncer em Processo de Alfabetização.

  • ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Membro do Centro de Estudo em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na graduação e na pós-graduação no Programa de Educação . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, ortografia, escrita, aquisição e ensino.

Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR ÀS CRIANÇAS COM CÂNCER EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37031

Artigos Semelhantes

11-20 de 102

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.