CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO SOCIAL COLOMBIANO À EDUCAÇÃO POPULAR COM IDOSOS(AS) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • JUANITA MERCHÁN PÉREZ Universidad Nacional de Colombia
  • JOÃO COLARES DA MOTA NETO Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Serviço Social, Educação Popular, Investigação-Ação Participativa, Árvore de Problemas, Cartografia Social

Resumo

Este artigo é resultado de uma Investigação-Ação Participativa realizada durante um estágio
profissional de Serviço Social da Universidad Nacional de Colombia nas atividades pedagógicas do
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará em uma Instituição de
longa permanência para idosos (ILPI) na cidade de Belém-Brasil. Tem como objetivo refletir criticamente
e socializar os aportes teórico-metodológicos que se realizaram a partir do Serviço Social Colombiano à
Educação Popular com Idosos(as) na cidade de Belém-Brasil. Para tanto, expõem-se as metodologias e
técnicas participativas (a cartografia social e a árvore de problemas) como um diálogo transdisciplinar
entre o Serviço Social Colombiano e a Educação Popular, que permite que se formem cenários de
conscientização popular com pessoas da terceira idade de Belém. Os resultados atualizam o debate sobre
a Educação Popular e a Investigação-Ação Participativa, evidenciando sua vigência junto a um segmento
populacional pouco investigado nos estudos educacionais, os idosos tutelados pelo Estado.

Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO SOCIAL COLOMBIANO À EDUCAÇÃO POPULAR COM IDOSOS(AS) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA . (2021). Educação Em Revista , 37(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37388

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