CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO SOCIAL COLOMBIANO À EDUCAÇÃO POPULAR COM IDOSOS(AS) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Serviço Social, Educação Popular, Investigação-Ação Participativa, Árvore de Problemas, Cartografia SocialResumo
Este artigo é resultado de uma Investigação-Ação Participativa realizada durante um estágio
profissional de Serviço Social da Universidad Nacional de Colombia nas atividades pedagógicas do
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará em uma Instituição de
longa permanência para idosos (ILPI) na cidade de Belém-Brasil. Tem como objetivo refletir criticamente
e socializar os aportes teórico-metodológicos que se realizaram a partir do Serviço Social Colombiano à
Educação Popular com Idosos(as) na cidade de Belém-Brasil. Para tanto, expõem-se as metodologias e
técnicas participativas (a cartografia social e a árvore de problemas) como um diálogo transdisciplinar
entre o Serviço Social Colombiano e a Educação Popular, que permite que se formem cenários de
conscientização popular com pessoas da terceira idade de Belém. Os resultados atualizam o debate sobre
a Educação Popular e a Investigação-Ação Participativa, evidenciando sua vigência junto a um segmento
populacional pouco investigado nos estudos educacionais, os idosos tutelados pelo Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.