AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS ÀS ÁGUAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NAS BASES DE DADOS EBSCO, DOAJ E SCIELO
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Bacia Hidrográfica, Meta-análise qualitativaResumo
O estudo teve o intuito de verificar as práticas de Educação Ambiental (EA) voltadas às águas
de bacia hidrográfica (BH), no contexto americano e europeu. A metodologia empregada foi a revisão
sistemática com meta-análise qualitativa. A busca por artigos científicos ocorreu nas bases de dados da
SCIELO, DOAJ e EBSCO, procurando por textos publicados entre os anos de 1992 e 2016, advindos
da Europa e da América, sendo que foram obtidos 20 artigos científicos com esta ênfase. As
características gerais das práticas demonstraram a sua concentração na América, com autores
centralizados em um tipo de entidade de origem e área do conhecimento. Existe a concentração em
práticas de EA formal direcionadas para os jovens, de modo que os objetivos, os métodos e os resultados
obtidos nas práticas de EA encontram-se centrados na compreensão teórica das questões ambientais e
as estratégias pedagógicas em atividades tradicionais, contudo, há propostas inovadoras, dinâmicas e
interativas nessa área.
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