A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, educação superior, formação de conceitoResumo
Neste artigo discute-se a interdisciplinaridade e suas concepções, métodos e
obstáculos, tanto na pesquisa científica quanto no ensino superior contemporâneo, levando-se
em consideração uma relevante produção existente sobre o tema. Com o intuito de
redimensionar e melhor compreender o debate atual sobre a interdisciplinaridade, as ideias dos
principais teóricos, publicadas nos últimos cinco anos, são analisadas, apresentando conclusões
sobre as concepções e os obstáculos que se configuram, hoje, como os mais relevantes na teoria e
na prática interdisciplinar. Trata-se, pois, de uma revisão integrativa, de natureza descritiva. O
destaque é dado, sobretudo, à multiplicidade de saberes interdisciplinares, derivados da
complexidade do ser humano, do seu pensamento, da sua natureza e do mundo hodierno. Os
resultados evidenciam, portanto, o caráter polissêmico da interdisciplinaridade, reafirmando a sua
natureza dinâmica e reflexiva. Os obstáculos encontrados – institucionais, relacionados aos
sujeitos e epistemológicos - revelam os desafios para a sua prática. Avançar é uma necessidade
para as suas múltiplas possibilidades de realizações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.