A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • GENÁRIO DOS SANTOS Universidade Federal da Bahia (PPG-EISU). Salvador, BA, Brasil.
  • MARIA THEREZA ÁVILA DANTAS COELHO Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
  • SÉRGIO AUGUSTO FRANCO FERNANDES Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Salvador, BA, Brasil.

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, educação superior, formação de conceito

Resumo

Neste artigo discute-se a interdisciplinaridade e suas concepções, métodos e
obstáculos, tanto na pesquisa científica quanto no ensino superior contemporâneo, levando-se
em consideração uma relevante produção existente sobre o tema. Com o intuito de
redimensionar e melhor compreender o debate atual sobre a interdisciplinaridade, as ideias dos
principais teóricos, publicadas nos últimos cinco anos, são analisadas, apresentando conclusões
sobre as concepções e os obstáculos que se configuram, hoje, como os mais relevantes na teoria e
na prática interdisciplinar. Trata-se, pois, de uma revisão integrativa, de natureza descritiva. O
destaque é dado, sobretudo, à multiplicidade de saberes interdisciplinares, derivados da
complexidade do ser humano, do seu pensamento, da sua natureza e do mundo hodierno. Os
resultados evidenciam, portanto, o caráter polissêmico da interdisciplinaridade, reafirmando a sua
natureza dinâmica e reflexiva. Os obstáculos encontrados – institucionais, relacionados aos
sujeitos e epistemológicos - revelam os desafios para a sua prática. Avançar é uma necessidade
para as suas múltiplas possibilidades de realizações.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DOS SANTOS, G. ., ÁVILA DANTAS COELHO, M. T., & FRANCO FERNANDES, S. A. . (2020). A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38093

Edição

Seção

Artigos