A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, educação superior, formação de conceitoResumo
Neste artigo discute-se a interdisciplinaridade e suas concepções, métodos e
obstáculos, tanto na pesquisa científica quanto no ensino superior contemporâneo, levando-se
em consideração uma relevante produção existente sobre o tema. Com o intuito de
redimensionar e melhor compreender o debate atual sobre a interdisciplinaridade, as ideias dos
principais teóricos, publicadas nos últimos cinco anos, são analisadas, apresentando conclusões
sobre as concepções e os obstáculos que se configuram, hoje, como os mais relevantes na teoria e
na prática interdisciplinar. Trata-se, pois, de uma revisão integrativa, de natureza descritiva. O
destaque é dado, sobretudo, à multiplicidade de saberes interdisciplinares, derivados da
complexidade do ser humano, do seu pensamento, da sua natureza e do mundo hodierno. Os
resultados evidenciam, portanto, o caráter polissêmico da interdisciplinaridade, reafirmando a sua
natureza dinâmica e reflexiva. Os obstáculos encontrados – institucionais, relacionados aos
sujeitos e epistemológicos - revelam os desafios para a sua prática. Avançar é uma necessidade
para as suas múltiplas possibilidades de realizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.