O PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMO PESQUISA. REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DA INFÂNCIA.

Autores

  • Claudia Lichene Unipv

Palavras-chave:

processo de avaliação, pensamento científico, Educação e cuidado infantil, currículo científico, promoção de dentro

Resumo

Alguns documentos (Proposal for key principles of a Quality framework for Early Childhood Education and
Care, 2014, Indicazioni Nazionali per il curricolo della scuola dell’infanzia e del primo ciclo di istruzione,
2012) estabelecem a importância da avaliação formativa como processo de pesquisa e inovação. A
avaliação educacional, por meio da observação e análise da documentação pedagógica, permite ao
professor avaliar a sua proposta educativa e melhorá-la para favorecer o aprendizado. Para isso, a pesquisa
se detém sobre o ensino de ciências na pré-escola. Toma como referência teórica os estudos de Dewey
(1933; 1938), Vygotsky (1930; 1934), Wood, Bruner, Ross (1976) e, em especial, o que tange a psicanálise sobre os processos psíquicos como base da curiosidade e a experiência de Susan Isaacs (1930; 1933) na
Malting House. O principal objetivo da pesquisa é destacar as condições (espaço, material, abordagem
adulta) que melhor promovam a investigação científica das crianças. A abordagem "promover a partir de
dentro" (Bondioli, 2008; Bondioli, Savio, 2009; Bondioli, 2015) como referência útil para o planejamento
e ações dos adultos com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma atitude científica. Coletei os
dados por meio de observação e registro em vídeo e caderno de campo e elaborei duas grades de análise:
uma referente ao comportamento epistêmico das crianças e outra referente às estratégias e funções do
adulto. A primeira análise destacou algumas sugestões interessantes sobre as condições do contexto
educativo que melhor favorecem o desenvolvimento
de uma atitude científica em termos de aquisição de pensamento crítico.

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Biografia do Autor

Claudia Lichene, Unipv

PhD in pedagogy at the University of Pavia, teacher of Nursery School and tutor supervisor at Primary Sciences Education at the University of Genova.

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Lichene, C. (2023). O PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMO PESQUISA. REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DA INFÂNCIA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39258

Edição

Seção

Dossiê "Educação Infantil: avaliação e qualidade em perspectiva”