O PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMO PESQUISA. REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA DA INFÂNCIA.
Palavras-chave:
processo de avaliação, pensamento científico, Educação e cuidado infantil, currículo científico, promoção de dentroResumo
Alguns documentos (Proposal for key principles of a Quality framework for Early Childhood Education and
Care, 2014, Indicazioni Nazionali per il curricolo della scuola dell’infanzia e del primo ciclo di istruzione,
2012) estabelecem a importância da avaliação formativa como processo de pesquisa e inovação. A
avaliação educacional, por meio da observação e análise da documentação pedagógica, permite ao
professor avaliar a sua proposta educativa e melhorá-la para favorecer o aprendizado. Para isso, a pesquisa
se detém sobre o ensino de ciências na pré-escola. Toma como referência teórica os estudos de Dewey
(1933; 1938), Vygotsky (1930; 1934), Wood, Bruner, Ross (1976) e, em especial, o que tange a psicanálise sobre os processos psíquicos como base da curiosidade e a experiência de Susan Isaacs (1930; 1933) na
Malting House. O principal objetivo da pesquisa é destacar as condições (espaço, material, abordagem
adulta) que melhor promovam a investigação científica das crianças. A abordagem "promover a partir de
dentro" (Bondioli, 2008; Bondioli, Savio, 2009; Bondioli, 2015) como referência útil para o planejamento
e ações dos adultos com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma atitude científica. Coletei os
dados por meio de observação e registro em vídeo e caderno de campo e elaborei duas grades de análise:
uma referente ao comportamento epistêmico das crianças e outra referente às estratégias e funções do
adulto. A primeira análise destacou algumas sugestões interessantes sobre as condições do contexto
educativo que melhor favorecem o desenvolvimento
de uma atitude científica em termos de aquisição de pensamento crítico.
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