FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS NA ESCOLA PÚBLICA

DA ESCOLHA ÀS ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Maria Alice Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tânia de Freitas Resende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Priscila Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

classes medias, escola pública, estratégias educativas familiares

Resumo

O artigo focaliza uma realidade atípica no Brasil e pouco contemplada no debate educacional do país: a experiência de famílias de camadas médias com filhos em escolas públicas. Insere-se no campo da sociologia das relações família-escola, mais especificamente, dos estudos sobre escolarização nas camadas médias. Os dados empíricos foram obtidos em uma escola pública municipal de Belo Horizonte que, por sua reputação, atrai um número significativo de famílias de camadas médias.  Foram realizadas observações participantes de reuniões da Comissão de Famílias, criada por iniciativa de um grupo de mães, além de entrevistas com mães que integravam a Comissão. Reforçando estudos internacionais e nacionais sobre o tema, os resultados evidenciam que ter os filhos na escola pública gera ansiedade e tensão para essas famílias. Elas buscam administrar a situação por meio da escolha criteriosa do estabelecimento de ensino e do desenvolvimento de um conjunto de estratégias que visam minimizar os riscos dessa opção e assegurar a formação desejada para a prole.

Biografia do Autor

  • Maria Alice Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

    É Professora-Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é coordenadora do OSFE (Observatório Sociológico Família-Escola). Em 2000, foi professora visitante convidada na Universidade de Lille III, na França. Foi coordenadora do GT Sociologia da Educação da Anped. Coordena o GT Educação e Sociedade da Sociedade Brasileira de Sociologia, desde 2004. É coordenadora da coleção Ciências Sociais da Educação da Editora Vozes e participa do conselho editorial dos seguintes periódicos: Educação e Sociedade (CEDES), Educação e Realidade (UFRGS), Fórum Sociológico (Universidade Nova de Lisboa), Revista de la Asociación de Sociologia de la Educación - ASE (Espanha), Sociologia On Line - Revista da Associação Portuguesa de Sociologia. Foi membro do CA-Educação do CNPq (2009-2013). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1988 (pesquisadora PQ 1A). Suas pesquisas focalizam as relações família-escola em diferentes meios sociais, em particular entre as classes médias e as elites, bem como as trajetórias escolares dos jovens pertencentes a esses meios sociais.

  • Tânia de Freitas Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

    É professora titular da Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG), no setor de Sociologia da Educação, atuando na graduação e na pós-graduação e respondendo, no biênio 2021-2023, pela Chefia do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação desta Faculdade. Tem experiência na área de Educação, especialmente como professora e coordenadora pedagógica do ensino fundamental, analista/consultora educacional e professora do ensino superior. É pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE), da mesma Faculdade. Desenvolve e orienta pesquisas principalmente relacionadas aos seguintes temas: desigualdades educacionais; relação família-escola; dever de casa; "shadow education", reforço escolar; abordagens sociológicas da escola e da sala de aula; educação integral, escola de tempo integral; conhecimento escolar; educação, conhecimento e informação.

  • Priscila Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora adjunta de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também atua como pesquisadora do observatório família-escola (OSFE/UFMG) e do Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LAPENSI). Possui doutorado em sociologia (2015) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e estágio doutoral no Centre Max Weber, vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à École Normale Supérieure de Lyon (ENS- Lyon). É mestre em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em Direito pela mesma instituição

Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FAMÍLIAS DE CLASSES MÉDIAS NA ESCOLA PÚBLICA: DA ESCOLHA ÀS ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40017

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