Método de ensino: da proposição formal à mediação com a prática social
Palavras-chave:
Ensino, Mediação, Prática socialResumo
O momento pedagógico que ora vivemos incorpora a crítica exige de todos nós, educadores, uma sistematização mais organizada de nossos estudos e de nossos inquéritos educacionais, de modo a facilitar a compreensão dos fenômenos que nos cercam e exigindo, também o desenvolvimento de projetos educacionais gerados no confronto com os movimentos sociais de nosso tempo.
A convivência com esse momento pedagógico leva-nos a elaborar este texto sobre métodos de ensino, visando instrumentalizar nossa ação educativa, e contribuir para o levantamento de novas hipóteses de trabalho. Com esse propósito, retomou-se o eixo lógico proposto pelas autoras argentinas Edelstein & Rodrigues (1979) no artigo intitulado: “Método: fator definidor e unificador de instrumentalização didática”, publicação em Córdoba, Argentina, além da contribuição de diferentes autores, bem como a análise da nossa própria prática.
Visando à maior clareza do assunto, o trabalho foi organizado em três partes que são intercomplementares, quais sejam: I - Quadro geral do trabalho; II - Colocações que têm confundido o tratamento da questão: III - O caráter totalizador do método de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.