A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey

Authors

  • Marcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi

Keywords:

John Dewey, Discurso pedagógico, Aristóteles, Pensamento

Abstract

Este artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de "apropriação" e "recontextualização" presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos o
livro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.

Published

2023-05-29

How to Cite

A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey. (2023). Educação Em Revista , 23(46). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45519

Similar Articles

1-10 of 43

You may also start an advanced similarity search for this article.