DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA DE COVID-19
Keywords:
educação básica, docência, condições de trabalho docente, desenvolvimento profissionalAbstract
O artigo apresenta síntese dos dados obtidos por meio de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, com o objetivo de investigar o desenvolvimento profissional docente no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, no segundo semestre do ano de 2020, incluindo condições de trabalho, aprendizagem da docência e saúde mental. Os participantes (n=364) são professores da educação básica de diversas partes do Brasil que responderam questionários online. Os resultados apontam condições precárias no trabalho docente em meio a ausência/pouca experiência com o uso de tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem e a formação ofertada pelas instituições educativas foram, em grande parte, insuficientemente, o que levou à busca de complementações por conta própria. A experiência do professor e saberes didáticos como planejamento se mostraram fundamentais para lidar com os desafios desse cenário. A saúde mental demonstrou jogar um papel crucial no desenvolvimento profissional, além de demonstrar uma correlação positiva com a presença de sentido na vida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.