SABERES DOCENTES: AS POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO DE SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Autores/as

  • Natália Valadares Lima UFMG
  • Daisy Moreira Cunha FaE/UFMG

Palabras clave:

Saberes docentes, Educação Profissional, Reconhecimento de saberes

Resumen

A presente comunicação tem como objetivo discutir o desenvolvimento e implementação de políticas públicas voltadas para o reconhecimento de saberes e competências dos professores da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológica (EBTT).  Para tal, com o aporte dos estudos da ergologia, realizamos uma breve discussão sobre a construção de saberes no trabalho, sobre a especificidade dos saberes docente, e apresentamos as políticas recentes voltadas para o reconhecimento destes. Após esse percurso, apontamos para a necessidade de se pensar as formas de implementação de políticas de reconhecimento de saberes docentes que valorize os saberes construídos no curso da atividade de trabalho. 

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Biografía del autor/a

Natália Valadares Lima, UFMG

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Pedagogia.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Lima, N. V., & Cunha, D. M. (2023). SABERES DOCENTES: AS POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO DE SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21282

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