INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIA
Palavras-chave:
Ensino Baseado em Casos Reais, Engenharia, Interação Universidade-Empresa, Gestão da QualidadeResumo
O conteúdo de uma disciplina de Gestão da Qualidade nos cursos de Engenharia de Produção tende a ser desenvolvido majoritariamente sem relacionar a teoria com atividades práticas. Para demonstrar que o uso de casos reais pode potencializar o ensino desse conteúdo curricular, desenvolveu-se e experiência relatada neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir de um projeto de parceria entre uma empresa da indústria automotiva e uma universidade pública com o propósito de trazer casos de problemas reais relacionados direta ou indiretamente à ementa da disciplina de gestão da qualidade de um bacharelado em Engenharia de Produção. Elaboraram-se casos e treinamentos para serem aplicados em sala de aula, um projeto final que exigiu o trabalho em grupo e constante contato com a empresa para avaliação do avanço do projeto conforme relatórios e cronograma, aulas expositivas com o uso da literatura da subárea de Gestão da Qualidade como base teórica. Com base nesta experiência, cabe-se afirmar que é possível estabelecer com sucesso parcerias universidade-empresa para o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito do ensino de graduação de Engenharia. A empresa mostrou-se disposta à referida parceria com foco na formação de egressos em Engenharia de Produção, sendo que aspectos relacionados a possíveis barreiras quanto ao tempo de execução e resultados esperados foram aspectos de incentivo ao processo. Também os alunos se interessaram mais pelo conteúdo da disciplina mostrando autonomia e responsabilidade crescente enquanto corresponsáveis pela criação e construção de conhecimento.
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