PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL

CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO

Autores

  • Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo
  • Umberto de Andrade Pinto Universidade Federal de São Paulo
  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Pedagogia, Pedagogo, Ciência da Educação, Teoria da Educação

Resumo

O curso de Pedagogia, ao completar oitenta e três anos de existência no Brasil, desponta entre os cursos de graduação com o maior número de matrículas no país. Em que pese a sua contribuição ao longo de todas estas décadas no que se refere à formação de educadores/as e aos estudos relacionados à educação de modo geral, sua trajetória histórica é marcada por intensas disputas em torno de suas finalidades formativas. A partir do entendimento de que a definição do perfil de egressos/as de um curso superior deve ser traçada no diálogo com a natureza epistemológica das áreas científicas que o configuram e com as demandas do campo social e educacional, o presente artigo tem por objetivo analisar aspectos sobre a trajetória histórica do curso na interface com a produção do conhecimento pedagógico no país. Nessa perspectiva, inicia-se com uma discussão conceitual sobre a educação, como fenômeno social, e a Pedagogia como ciência que a tem como objeto de estudo. Prossegue analisando a trajetória histórica do curso e do pensamento pedagógico no Brasil, e finaliza problematizando o (des)lugar da Pedagogia no cenário da pós-graduação brasileira.

Biografia do Autor

  • Selma Garrido Pimenta , Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação. Professora titular sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos.

  • Umberto de Andrade Pinto, Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo.

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

     Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2023-02-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL : CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO . (2023). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38956

Artigos Semelhantes

1-10 de 1181

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.