Alfabetização de adultos

Autores/as

  • Daniel Alvarenga

Palabras clave:

Alfabetização, Adultos

Resumen

Desde 1985 vem sendo desenvolvido, na Faculdade de Letras {FALE} da UFMG, uma pesquisa sobre alfabetização  de  adultos, surgida da iniciativa de três professores do Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da FALE, sob cuja responsábilidade permaneceu até o primeiro semestre de 1987, quando o grupo de pesquisadores foi ampliado. Atualmente, o trabalho envolve professores da FAle (dos Departamentos de Linguistica, de Teoria da Literatura e de Letras Vernáculas) e da Faculdade de Educação (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino), cabendo ressaltar que, desde o seu início, vem contando com a participação de alunos da FALE, que atuam como bolsistas. Essa pesquisa tem como pressuposto básico a concepção segundo a qual dificuldades e erros não são  aleatórios, mas decorrência imediata de hipóteses linguísticas com que operam os aprendizes. Nessa perspectiva, dificuldades e erros constituem “pistas” que favorecem a análise e reconstrução das hipóteses do aprendiz. Essa reconstrução possibilita o estabelecimento de parâmetros a serem utilizados na crítica e na reformulação do material utilizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Alvarenga, D. . (2023). Alfabetização de adultos. Educação Em Revista, 4(07). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42612

Número

Sección

Pesquisa em andamento