A integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa

Autores/as

  • Maria da Graça Costa Val

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, Língua portuguesa

Resumen

Este texto, síntese teórica de um curso ministrado para professores procura caracterizar o objeto do ensino-aprendizagem do português como sendo a interação linguística, nos processos de produção e recepção de textos orais e escritos. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem como inerlocução e vê a leitura e a produção de textos como interação através da escrita, postulando que, nesse processo interacional, a dimensão pragmática condiciona a dimensão gramatical da linguagem. Procura, então apontar os vários níveis em que se processa o trabalho linguístico do leitor/produtor de textos e discutir as implicações dessa concepção para o ensino da língua materna.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Val, . M. da G. C. (2023). A integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Educação Em Revista, 8(16). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44801

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