A FuLiA/UFMG é uma revista eletrônica científica e artística sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, quadrimestral, de fluxo contínuo, com o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o futebol e outros esporte em diálogo com os estudos da linguagem, das artes, das humanidades, da educação e do lazer.

A FuLiA/UFMG foi fundada em 2016 pelos pesquisadores Elcio Loureiro Cornelsen e Gustavo Cerqueira Guimarães e está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, fundado em 2010.

O periódico aceita submissões de artigos e ensaios de doutores ou doutorandos para as seções DossiêParalelas e Poética, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução & Edição.

Artigos de mestres, mestrandos, graduados ou graduandos somente em coautoria com doutores ou doutorandos. 

A revista aceita submissão de artigos derivados de teses ou dissertações. No entanto,  artigos publicados em Anais serão aceitos apenas se estiverem substancialmente reformulados.

A FuLiA/UFMG segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio.

Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão

A seção Poética está aberta à submissão de Ensaios de pesquisadores doutores, entre sete e doze páginas, sobre a representação do(s) esporte(s) na literatura e/ou nas outras artes. As normas de submissão são as mesmas da seção de artigos. Sob a curadoria dos editores, essa seção publica trabalhos artísticos em diálogo com a temática do dossiê.

A seção Poética já publicou trabalhos artísticos de Alexandre Junior (desenho), Ana Martins Marques (poesia), Braulio Tavares (narrativa), Caio Junqueira Maciel (poesia), Cristovão Tezza (narrativa), Daniel Kfouri (fotografia), Duke (charge), Ed Marte (fotografia), Elcio Cornelsen (poesia), Eugênio Sávio (fotografia), Ewerton Martins Ribeiro (narrativa), Gustavo Cerqueira Guimarães (narrativa e poesia), Juliano Klevanskis (narrativa), Kaio Carmona (poesia), Kátia Lombardi (fotografia), Luis Maffei (ensaio), Marcelo Dolabela (poesia), Mário Alex Rosa (poesia), Michael Augustin (desenho), Paulina Chiziane (narrativa), Patrícia Azevedo (fotografia/curadoria), Rafael Fava Belúzio (narrativa), Renato Negrão (poesia), Skank (canção), Tatiana Pequeno (poesia) e Wagner Moreira (poesia).

A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) da Faculdade de Letras da UFMG, fundado em 2010. 

 

Imagem do portal: Um a zero (fragmento), 2012, Pablo Lobato (Brasil/MG).

CHAMADA v. 10 (2025): submissão até 15 de novembro de 2024

2024-05-30

JORNALISMO ESPORTIVO E HUMOR: caminhos e fronteiras

Em busca de alternativas para que os meios de comunicação dessem conta da cobertura do esporte e com as mudanças que as novas tecnologias e relações sociais impuseram, podemos verificar diferentes linguagens ao longo dos anos – seja ela impressa, audiovisual ou pela web - no, aqui especificamente, Jornalismo Esportivo. O “infotenimento” é, por exemplo, um recurso recorrente na cobertura jornalística relacionada ao futebol nos meios de Comunicação do país.

Nos últimos anos, com a era dos “influencers” e dos conteúdos produzidos de maneira difusa em busca de engajamento, presenciamos a exacerbação de uma narrativa que embrica o humor sobre o Jornalismo. Essas narrativas, contudo, nem sempre seguem as mesmas regras. Assim, jornalistas profissionais passam a trabalhar com elementos humorísticos, como a sátira, a ironia, o deboche, a paródia etc., assim como o uso de hipérboles, metáforas, além de expressões que se popularizam em bordões e memes. A integração do humor no Jornalismo Esportivo levanta questões éticas e profissionais significativas. A sátira e a ironia, se mal utilizadas, podem resultar em mal-entendidos ou ofensas. Além disso, a pressão para ser engraçado pode desviar o foco do objetivo principal do Jornalismo: informar o público.

Para este número, convidamos à submissão contribuições de estudos específicos ou interdisciplinares que reflitam sobre a relação entre o Jornalismo Esportivo e Humor no Brasil, o uso de elementos humorísticos nas narrativas jornalísticas sobre futebol nos mais variados meios de Comunicação.

Sugestões de tópicos:

  • Cobertura Esportiva no cenário da convergência;
  • Novas tecnologias e o Jornalismo Esportivo;
  • Youtubers e a cobertura esportiva;
  • Hibridez da linguagem e seus reflexos no jornalismo esportivo;
  • Memes e jornalismo esportivo;
  • Tik tok e a cobertura esportiva;
  • Informação x Entretenimento no Jornalismo Esportivo;
  • Novas narrativas e gêneros no Jornalismo Esportivo.

 

Coorganização: Francisco Brinati (UFSJ); Filipe Mostaro (UERJ)

v. 9 n. 2 (2024): FUTEBOL, LÍNGUA GLOBAL DO SÉCULO XXI – XV Congresso Alemão de Lusitanistas / Coorganização: Elcio Cornelsen (UFMG-Brasil); Francisco Pinheiro (UC-Portugal); Marcel Vejmelka (Univ. de Mainz-Alemanha)

Breiti, guitarrista de Die Toten Hosen, no Rio, em 1991. Fonte: https://www.dth.de/band/mitglieder/breiti.

Publicado: 14-06-2024

Futebol, língua global do século XXI

XV Congresso Alemão de Lusitanistas

Elcio Loureiro Cornelsen; Marcel Vejmelka, Francisco Pinheiro

3-7

Messi

Mário Alex Rosa

239-240

Ver Todas as Edições

Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da UFMG