Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes
Esta revista eletrônica científica e artística de fluxo contínuo, quadrimestral, tem o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o esporte em diálogo com os estudos culturais, da linguagem, das ciências sociais e humanas, das artes e mídias e da educação e do lazer.
A FuLiA/UFMG aceita submissões de artigos e ensaios de doutores ou doutorandos para as seções Dossiê, Paralelas e Poética, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução & Edição. Artigos de mestres e mestrandos somente em coautoria com doutores ou doutorandos. A revista não aceita submissão de artigo de graduados ou graduandos e nem artigos publicados em Anais, a não ser que tenham sido substancialmente reformulados. A FuLiA/UFMG segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio.
Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.
A seção Poética está aberta à submissão de Ensaios de pesquisadores doutores, entre sete e doze páginas, sobre a representação do(s) esporte(s) na literatura e/ou nas outras artes. As normas de submissão são as mesmas da seção de artigos. Sob a curadoria dos editores, essa seção publica trabalhos artísticos em diálogo com a temática do dossiê.
A seção Poética já publicou os seguintes artistas: Alexandre Junior, Ana Martins Marques, Braulio Tavares, Caio Junqueira Maciel, Cristovão Tezza, Daniel Kfouri, Duke, Ed Marte, Elcio Cornelsen, Eugênio Sávio, Ewerton Martins Ribeiro, Gustavo Cerqueira Guimarães, Juliano Klevanskis, Kaio Carmona, Kátia Lombardi, Luis Maffei, Marcelo Dolabela, Mário Alex Rosa, Michael Augustin, Paulina Chiziane, Patrícia Azevedo, Rafael Fava Belúzio, Renato Negrão, Skank, Tatiana Pequeno e Wagner Moreira.
A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) da Faculdade de Letras da UFMG, fundado em 2010 por Elcio Cornelsen.
v. 7 n. 3 (2022): FUTEBÓIS E MODERNISMOS: 100 ANOS DA SEMANA DE 22 / Coorganizadores: Bernardo Buarque de Hollanda (FGV-Brasil); Gustavo Cerqueira Guimarães (UEM-Moçambique); Marcelino Rodrigues da Silva (UFMG-Brasil)
As relações entre literatura e futebol têm sido tão férteis quanto instáveis na história brasileira. Desde a virada do século XIX e o início do século XX, juntamente com a introdução da prática futebolística no Brasil, o registro artístico-literário dos jogos tem-se dado em jornais e em outros meios de difusão, quer sejam manuscritos, impressos, fotográficos ou pictóricos. Embora a crônica tenha sido o gênero mais destacado quando se refere a essa modalidade esportiva, outras linguagens escritas e visuais também procuraram expressar, por meio de imagens e representações, as múltiplas vivências e emoções suscitadas pelo futebol, tanto as praticadas quanto as assistidas.
Publicado:
02-01-2023
Ver Todas as Edições
Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da UFMG