A FuLiA/UFMG é uma revista eletrônica científica e artística sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, quadrimestral, de fluxo contínuo, com o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o esporte em diálogo com os estudos da linguagem, das artes, das humanidades, da educação e do lazer.

O periódico aceita submissões de artigos e ensaios de doutores ou doutorandos para as seções DossiêParalelas e Poética, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução & Edição.

Artigos de mestres, mestrandos, graduados ou graduandos somente em coautoria com doutores ou doutorandos. 

A revista aceita submissão de artigos derivados de teses ou dissertações. No entanto,  artigos publicados em Anais serão aceitos apenas se estiverem substancialmente reformulados.

A FuLiA/UFMG segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio.

Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão

A seção Poética está aberta à submissão de Ensaios de pesquisadores doutores, entre sete e doze páginas, sobre a representação do(s) esporte(s) na literatura e/ou nas outras artes. As normas de submissão são as mesmas da seção de artigos. Sob a curadoria dos editores, essa seção publica trabalhos artísticos em diálogo com a temática do dossiê.

A seção Poética já publicou os seguintes artistas: Alexandre Junior, Ana Martins Marques, Braulio Tavares, Caio Junqueira Maciel, Cristovão Tezza, Daniel Kfouri, Duke, Ed Marte, Elcio Cornelsen, Eugênio Sávio, Ewerton Martins Ribeiro, Gustavo Cerqueira Guimarães, Juliano Klevanskis, Kaio Carmona, Kátia Lombardi, Luis Maffei, Marcelo Dolabela, Mário Alex Rosa, Michael Augustin, Paulina Chiziane, Patrícia Azevedo, Rafael Fava Belúzio, Renato Negrão, Skank, Tatiana Pequeno e Wagner Moreira.

A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) da Faculdade de Letras da UFMG, fundado em 2010 por Elcio Cornelsen. 

 

Fotografia: Um a zero (fragmento), 2012, Pablo Lobato (Brasil/MG).

CHAMADA v. 9 (2024): submissão até 29 de fevereiro de 2024

2023-07-11

OLHARES OLÍMPICOS: OS JOGOS EM PERSPECTIVA PELAS HUMANIDADES

A realização da trigésima terceira edição dos Jogos Olímpicos de verão na cidade de Paris propicia novas oportunidades de investigação sobre o olimpismo para as Ciências Humanas.

Os diferentes campos das Ciências Humanas permitem olhares distintos, complementares e suplementares a respeito de temas do cotidiano. O presente dossiê objetiva reunir artigos, além de resenha, entrevista e poema sobre os esportes olímpicos, tendo ampla abordagem analítica e metodológica das ciências sociais e humanas.

O dossiê Olhares olímpicos: os jogos em perspectiva pelas Humanidades pretende reunir textos que se valem de abordagens sobre os esportes relacionados às olimpíadas, em geral, passando por aspectos como sociabilidades de atletas, staff e profissionais esportivos, bem como trabalhos que descortinem o perfil e/ou ethos dos participantes, assim como olhares sobre a cultura olímpica, pesquisas sobre formação dos atletas, além de artigos dedicados às questões relacionadas ao poder por meio das sedes, das federações, instituições e comitês olímpicos, por exemplo. Esses exemplos não limitam as abordagens aceitas no dossiê e apontamos que os trabalhos podem tratar tanto do contexto do esporte de alto rendimento, quanto da base e/ou formação de atletas e cidadãos.

O dossiê também privilegia as abordagens múltiplas em relação às suas metodologias. Abordagens de cunho etnográfico, quantitativas e qualitativas de todas as ordens serão bem-vindas com o objetivo de permitir um olhar mais completo do fenômeno olímpico.

Coorganizadores: Dr. Jimmy Medeiros (Escola de Ciências Sociais FGV-CPDOC, Brasil); Dr. Philippe Chaves Guedon (SME/RJ e Instituto Maria Quitéria, Brasil); Dr. Mauric Ntububa (Universidade de Lubumbashi, República Democrática do Congo)

CHAMADA v. 9 (2024): submissão até 15 de novembro de 2023

2022-12-20

FUTEBOL, LÍNGUA GLOBAL DO SÉCULO XXI

O título da Chamada para o Dossiê estabelece um diálogo direto com o tema geral do Congresso Alemão de Lusitanistas – a data limite para o envio de propostas de comunicação para esse congresso é 30 de abril de 2023: https://www.fh-zwickau.de/lusitanistica-em-zwickau/seccoes-tematicas/seccao-3/?L=7) – e articula o enfoque sobre o futebol no âmbito e na perspectiva da língua portuguesa em sua dimensão global no século XXI. A importância do futebol no mundo da língua portuguesa é extraordinária, seja em nível das seleções nacionais (particularmente a brasileira e a portuguesa), seja em relação à presença de determinados clubes (outra vez brasileiros e portugueses) no palco internacional, e evidentemente a respeito da relevância de clubes, campeonatos e da prática futebolística em geral nos contextos nacionais e regionais, abrindo o enfoque para os países africanos de língua portuguesa e para as diásporas de língua portuguesa espalhadas pelo mundo.

De maneiras diferentes, entretanto com certas analogias produtivas, a língua portuguesa e o futebol funcionam como meio de expressão e canal de comunicação de circulação global, facilitando encontros e diálogos de pessoas e coletivos, os mais diversos intercâmbios de experiências interculturais. Mesmo que o jogo de futebol, enquanto prática, não disponha de palavras próprias, este esporte/desporto possui todo um jargão especial e articula diferentes linguagens no século XXI, oriundas da evolução histórica do esporte/ desporto e fortemente marcadas pelas inovações tecnológicas. 

O próprio jogo no campo é traduzido para as linguagens e culturas das torcidas e claques, para a sua encenação e análise midiáticas, para a sua presença cotidiana na cultura popular. Na dimensão discursiva, não somente a mídia e a imprensa transmitem as suas linguagens do futebol, pois também as artes, a literatura, o audiovisual, a filosofia e a estética contribuem com representações e reflexões cada vez mais diversificadas e complexas.

Neste eixo entre o futebol e o português enquanto “linguagens globais do século XXI”, este dossiê pretende receber artigos de diferentes ângulos interdisciplinares, um amplo leque de expressões culturais no mundo lusófono. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem propostas situadas na área da cultura popular, com trabalhos dedicados à interação entre o futebol e a música, o cinema, a TV, as redes sociais, o âmbito da comunicação em geral, além de estudos do diálogo entre futebol e literatura, filosofia, historiografia ou estudos sociais e antropológicos.

Coorganizadores: Elcio Cornelsen (Universidade Federal de Minas Gerais-Brasil); Francisco Pinheiro (Universidade de Coimbra-Portugal); Marcel Vejmelka (Universidade de Mainz-Alemanha)

v. 8 n. 3 (2023): FUTEBOL E MULHERES: PERFORMANCES / Coorganização: Silvana Goellner (UFRGS-Brasil); Jorge Knijnik (Western Sydney University-Austrália)

Publicado: 06-08-2023

Futebol e mulheres

performances

Silvana Vilodre Goellner, Jorge Dorfman Knijnik, Gustavo Cerqueira Guimarães

3-8

O futebol feminino nos museus nacionais do futebol do Brasil e da Inglaterra

Maria Cristina de Azevedo Mitidieri, Luisa Rocha; Mark Biram (Tradutor)

183-205

A trajetória da guarda-redes e árbitra no futebol moçambicano

Elsa da Graça Mavile

Gustavo Cerqueira Guimarães, Eunice Marisa Fernandes, Nimwive Agostinho Silvino

206-219

Professions for women & other feminist sports [poetry]

Tatiana Pequeno; Jorge Knijnik (Tradutor)

220-222

Ver Todas as Edições

Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da UFMG