Temporalidades e performances no documentário "O torneio Amílcar Cabral"
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo destina-se a uma análise do documentário curta-metragem O torneio Amílcar Cabral (1979), com roteiro e direção de Fernando Cabral, Flora Gomes, e Jom Tob Azulay, com o objetivo de evidenciar múltiplas temporalidades e performances a partir da relação entre espaço, corpo e movimento. Se, por um lado, em sua linguagem, o cinema já proporciona trabalho com diversas temporalidades, por outro, as próprias imagens do torneio de futebol, realizado em Bissau, em janeiro de 1979, em homenagem ao agrônomo e político guineense-cabo-verdiano Amílcar Cabral (1924-1973), veiculam diversas performances. O estudo permitiu-nos constatar que o curta-metragem é composto por várias camadas em torno de uma competição futebolística que leva o nome de um dos principais líderes dos movimentos de libertação das colônias portuguesas na África.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Como Citar
Referências
AFRICA – Tournoi de la zone 2. Rec. Sport. Soccer Statistics Foundation. 20 maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/3F6VpVX. Acesso em: 27 abr. 2021.
BEN, Jorge. Fio Maravilha. Ben (1972). Disponível em: https://bit.ly/3F7VtVg. Acesso em: 27 abr. 2021.
BEN, Jorge. Ponta de lança africano (Umbabarauma). África Brasil (1976). Disponível em: https://bit.ly/3vzVBd6. Acesso em: 27 abr. 2021.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2000.
CABRAL, Fernando; GOMES, Flora; AZULAY, Jom Tob (dir.). O torneio Amílcar Cabral. Brasil, cor, 1979, 27 min.
CORNELSEN, Elcio Loureiro. Futebol e Música no Brasil – alguns exemplos de uma profícua relação. Arquibancada. São Paulo, v. 117, n. 17, 13 mar. 2019. Disponível em: https://bit.ly/37X66y4. Acesso em: 13 set. 2021.
CORRÊA, Roberto Lobato. Prefácio: primeiro tempo. In: MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2014, p. 9-12.
FUNDAÇÃO Amílcar Cabral (VOA). Amílcar Cabral, herói lembrado na Guiné Bissau e Cabo Verde. 20 jan. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3P33xvk.
HOLLENSTEINER, Stephan. Sepp Herberger. In: CORNELSEN, Elcio; CURI, Martin; HOLLENSTEINER, Stephan. Pequeno dicionário do futebol alemão e brasileiro. Ed. Bilíngüe Português-Alemão, Rio de Janeiro: DAAD, 2014, p. 50-51.
MANN, Thomas. Der Zauberberg. Berlin: S. Fischer, 1924.
MELO, Victor Andrade de. Desafiando o inimigo: o esporte e as lutas anticoloniais na Guiné. Arquibancada. São Paulo, v. 50, n. 7, 25 ago. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3vzOOQx. Acesso em: 28 maio 2021.
MELO, Victor Andrade de. Em pleno conflito: o esporte na guerra colonial. In: MELO, Victor Andrade de. Jogos de contrastes: o esporte na Guiné Portuguesa. Rio de Janeiro: 7Letras, 2020, p. 99-127.
MELO, Victor Andrade de; FORTES, Rafael. Identidade em transição: Cabo Verde e a Taça Amílcar Cabral. Afro-Ásia. Salvador, BA, n. 50, p. 11-44, 2014. Disponível em: https://bit.ly/37TWCE3. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0002-05912014v50vic11
MOREIRA, Moraes. Espírito esportivo. Alto Falante (1978). Disponível em: https://bit.ly/37aXOT4. Acesso em: 27 abr. 2021.
MORENO, Patrícia Ferreira. Imagens em movimento, temporalidades e o efeito cinema nos museus de arte. Museologia & Interdisciplinaridade. Brasília, DF, v. 5, n. 10, p. 43-51, jul./dez. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3s7UW0i. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17724
QUEM É quem no cinema: Jom Tob Azulay. Filme B. Disponível em: https://bit.ly/3OW31zg. Acesso em: 13 set. 2021.
RAMIREZ, Natalie Mireya Mansur. O que é performance? Entre contexto histórico e designativos do termo. Arteriais: Revista do PPGARTES, Belém, PA, n. 04, p. 98-107, jul. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3y94X1d. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4868
TAÇA Amílcar Cabral. Rec. Sport. Soccer Statistics Foundation. 12 nov. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3wiqeTN. Acesso em: 27 abr. 2021.
TODAMATÉRIA (Blog), s/d. Mapa político da África. Disponível em: https://bit.ly/3F5pKEp. Acesso em: 13 set. 2021.
VISENTINI, Paulo Fagundes. As revoluções africanas: Angola, Moçambique e Etiópia. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
Filmografia
CABRAL, Fernando; GOMES, Flora; AZULAY, Jom Tob (dir.). O torneio Amílcar Cabral. Brasil, colorido, 1979, 27 min.